Filosofia, perguntado por Djeip, 1 ano atrás

Preciso de um texto sobre 'O Conhecimento'

Soluções para a tarefa

Respondido por Quiyeria
1
o conhecimento è tudo que aprendemos ao longo da vida
Respondido por HemillyEduarda201416
4
Tipos de Conhecimento da Filosofia: 
Científicos, filosóficos, senso comum (vulgar) estético , teológico. 
O conhecimento científico difere dos outros tipos de conhecimento por ter toda uma fundamentação e metodologias a serem seguidas, além de se basear em informações classificadas, submetidas à verificação, que oferecem explicações plausíveis a respeito do objeto ou evento em questão 
O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente. 
Senso Comum ou Conhecimento vulgar – Conhecimento popular 
Se o "bom senso", apesar de sua aspiração à racionalidade e objetivo, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar, popular, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. 
Conhecimento estético 
É o conhecimento proveniente do uso das artes. (Música, cultura, desenho, etc) 
Conhecimento Teológico 
É o conhecimento revelado, não tem objeto, não tem método, não tem hipótese, não tem comprovação da experiência. O princípio existente é a fé. Esse é o conhecimento teológico. Resposta para tudo, se verdadeira ou falsa, não importa. É o absoluto. 
____________ 

Tipos de Conhecimento-Filosofia 
O conhecimento mitíco, religioso ou Teológico proporciona um saber que procura explicar os mistérios da existência humana.É considerado mágico porque ainda vem permeado pelo desejo de atrair o bem e afastar o mal,dando segurança e conforto ao homem. Seu critério para verdade está na fé. 

O senso comum ou conhecimento espontâneo é a primeira compreensão do mundo resultante da herança do grupo a que pertencemos e das experiência que continuam sendo efetuadas.Pode ser subdividido em: senso superficial e assistemático: senso prático,deriva da experiência espontânea do cotidiana,é um saber fazer para poder viver; bom senso,é comum na atitude coerente das relações sociais cotidianas;senso crítico,é a capacidade de julgar julgar consciente daquele que avalia com crítica as ideologias que dominam ou tentam dominar. 

O conhecimento estético nos dá não o conhecimento de um objeto, mas de um mundo, interpretado pela sensibilidade do artista e traduzido numa obra individual que, pelas suas qualidades estéticas, recupera o vivido e nos reaproxima do concreto. A verdade está na representação daquele que comunica sua forma de ver e interpretar. 

O conhecimeno científico procura desvelar o funcionamento da natureza através, principalmente, das relações de causa e efeito, busca um conhecimento objetivo, (isto é, fundado sobre as características do objeto, com interferência mínima do sujeito), lógico, através de métodos    desenvolvidos para manter a coerência interna de suas afirmações. A aplicação da ciência resulta no conhecimento tecnológico. O criterio para estabelecer a verdade está na experiência controlada. 

O conhecimento filosófico, por sua vez, propõe-se oferecer um tipo de conhecimento que busca, com todo rigor, a origem dos problemas, relacionando-os a outros aspectos da vida humana, numa abordagem que vislumbre a totalidade e a radicalidade (que vai à raiz das coisas). Sua finalidade não está em estabelecer uma verdade absoluta, mas em questionar e continuamente refletir sobre as coisas. 
Perguntas interessantes