preciso de um resumo do conto cidades mortas do Monteiro Lobato, urgente pfv!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em Cidades mortas, livro publicado pela primeira vez em 1919, é reunida uma série de contos escritos entre 1900 e 1910. Monteiro Lobato (1882-1948) critica as especificidades do rural brasileiro. Ele o vê como decadente e sem perspectivas de ser reabilitado, porque, segundo entende, caíra em profunda exaustão. Nos contos ambientados na região valparaibana, as imagens elaboradas para falar da decadência são trágicas e mórbidas. A ideia de rural aparece em oposição ao urbano. A construção do urbano, feita por Lobato, é vinculada ao progresso, entendido como modernização ligada ao dinamismo das cidades. O modelo é São Paulo e também a rica Ribeirão Preto, na região do Oeste Paulista. Monteiro Lobato critica a velha elite cafeicultora valparaibana decadentista por seus desperdícios, pelo absenteísmo, pela falta de racionalidade no trato com as lavouras e por suas reclamações de protecionismo governamental. Para o autor, a mentalidade desses perdedores ficou presa ao passado colonial; um obstáculo para o progresso da nação.
O livro "Cidades Mortas", do escritor Monteiro Lobato, disserta sobre as especificidades da zona rural do Brasil. Lobato enxerga o campo como uma área decadente, que não pode mais ser habitada, muito por conta de, de acordo com o autor, não ter mais o que oferecer.
Contraste do urbano com o rural
Para enfatizar que a área rural não é mais ideal, Monteiro Lobato acaba por contrastar a região com as cidades, mostrando como a área urbana está em constante progresso, enquanto que a zona rural está em decadência.
Além disso, há uma crítica em cima da queda da produção cafeeira no país.
Veja mais sobre Cidades Mortas:
https://brainly.com.br/tarefa/28319663