porque não pode haver estudos militares na Antártida
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Texto explicativo:
Como a Antártida nunca foi permanentemente ocupada por humanos, historicamente há muito pouca atividade militar na Antártida. Enquanto o Sistema do Tratado da Antártida, que entrou em vigor em 23/06/1961, bane a atividade militar na Antártida, o pessoal e o equipamento militar pode ser usado apenas para pesquisa científica ou qualquer outro propósito pacífico (tal como entregas de suprimento) no continente.
Não pode haver atividade militar na Antártida porque o Tratado Antártico proíbe especificamente a atividade militar em terra ou plataformas de gelo abaixo de 60°S, proibindo qualquer atividade militar no continente. Este foi o primeiro acordo antiarmamentista estabelecido durante a Guerra Fria.
O principal objetivo do acordo foi garantir que a Antártida seria usada unicamente para fins pacíficos e que o local não seria palco de disputas internacionais.
Embora conte com proteção contra atividades militares, o continente enfrenta outros desafios como a mudança climática, a redução da camada de ozônio e a atividade do homem, como o turismo irregular e descontrolado, além da caça ilegal.
Enquanto o uso de armas nucleares está absolutamente proibido, o Tratado não se aplica à atividade naval dentro destas fronteiras (no Oceano Antártico) que há tanto tempo já ocorre em alto mar.