História, perguntado por Jhe4675, 10 meses atrás

tudo sobre a República Velha​

Soluções para a tarefa

Respondido por mestredoilumismo
0

É um período muito extenso, porém, pode fazer um breve resumo. Após à Proclamação da República em 1889, instalou-se uma República conhecida como República da Espada, com os dois presidentes Marechal Deodoro e Marechal Peixoto, sendo esse período interpretado como um período caótico para o início da República, afinal, o primeiro presidente renunciou e o segundo era conhecido como "Marechal de Ferro" pelo seu controle autoritário do poder federal. A Segunda República conhecida como República Oligarquia ou República Café com Leite é representada pela aliança dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, lançando como primeiro presidente desse acordo o Prudente de Moraes, primeiro presidente eleito democraticamente e sucessivamente foi ocorrendo uma revisão do poder, ou seja, cado Estado lançava um novo presidente para estabelecer a manutenção do controle dessas duas Unidades Federativas no poder, sendo suas riquezas proporcionadas pela produção e venda do café e do leite. Porém, o último presidente eleito por essa aliança, Júlio Prestes, não tomou posse pelo Golpe de 1930 que colocou Getúlio Vargas no poder.

Respondido por saranandrade1609
0

Explicação:

A Primeira República, ou República Velha, estendeu-se de 1889 a 1930 e foi o período inicial do republicanismo no Brasil.

Ficou marcada por algumas práticas, como o voto de cabresto e a troca de favores.

Desse período também ficaram conhecidos alguns conceitos, como a política do café com leite e a política dos governadores.

Foi caracterizada ainda pelo autoritarismo, desigualdade social e jogo político das oligarquias. Por conta disso, esse período ficou muito marcado pelas tensões sociais existentes, que ocasionaram inúmeras revoltas, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata.

O fim da República Velha ocorreu quando o presidente Washington Luís foi deposto pelas tropas que deram início à Revolução de 1930. Essa revolução foi a responsável por colocar Getúlio Vargas na presidência do Brasil.

A República Velha tem como característica principal o controle das oligarquias na política brasileira.

Política dos governadores

Na política dos governadores, o Governo Federal dava seu apoio para a oligarquia mais poderosa de cada estado para reduzir as disputas pelo poder entre as oligarquias locais. Em troca desse apoio, as oligarquias escolhidas tinham como função apoiar o Executivo a partir de seus representantes no Legislativo.

Política do café com leite

A política do café com leite é um conceito clássico utilizado em referência ao acordo existente entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais a respeito da escolha dos presidentes. As duas oligarquias tinham um acordo de revezamento dos candidatos que concorreriam à presidência do Brasil.

Revoltas da República

A Primeira República foi marcada pelo desrespeito aos direitos sociais, o que se refletiu diretamente em diversas revoltas que aconteceram durante essa fase. As revoltas também resultavam das dissidências políticas e da insatisfação da população com a pobreza e a desigualdade social. Entre as revoltas, podem ser destacadas:

1. Guerra de Canudos

2. Revolta da Armada

3. Revolta da Vacina

4. Revolta da Chibata

5. Guerra do Contestado

6. Revolta do Forte de Copacabana

7. Revolta Paulista de 1924

8. Coluna Prestes

FIM DA REPÚBLICA

A Primeira República entrou em crise na década de 1920, quando o arranjo político existente entre as oligarquias começou a ruir e as divisões existentes começaram a se sobressair às tentativas de conciliação. O surgimento do tenentismo, movimento de oposição formado por jovens oficiais do Exército, também abalou as bases da política desse período.

Perguntas interessantes