Porque D. Pedro I ficou sem apoio e com sua imagem desgastada aos olhos da população optando por abdicar do trono?
Soluções para a tarefa
Houve vários motivos, que foram se acumulando ao longo dos anos. Resumindo: A) A imposição da Constituição de 25.03.1824 (lembre-se ela foi outorgada, e não votada). Resultou na "Confederação do Equador".
B) A derrota do Brasil na Guerra da Cisplatina. Embora o imperador prometera "vitória ou morte", o Brasil foi vencido e o Uruguai tornou-se uma nação livre, após acordos que garantiram a soberania da nova nação frente à Argentina, também.
C) A questão do centralismo político: Sua majestade começou seu governo como um liberal, mas a medida que o tempo passou tornou-se cada vez mais evidente sua interferência nos assuntos políticos nas esferas Legislativa e Judiciária, através do "Poder Moderador". A crise foi desencadeada com o assassinato do jornalista de oposição Líbero Badaró.
Por fim (e não menos importante): D) A crise sucessória em Portugal. Com a morte de Dom João VI, havia o risco do Brasil vir a ser uma monarquia dual com Portugal. O Imperador resolveu a questão renunciando ao trono em favor da filha (futura rainha D. Maria II) e casando-a com seu próprio tio, o príncipe D. Miguel. Mas este era autocrata, e não aceitava a Constituição. Portanto, não consumou o casamento com a sobrinha e a expulsou de Portugal.
Finalmente; diante das crises interna e externa, o Imperador D. Pedro I renunciou a favor de seu filho (nascido aqui) D. Pedro de Alcântara, então com 5 anos e partiu para a Europa, iniciando a Guerra Civil em Portugal.
Espero ter ajudado.