Biologia, perguntado por rubrasilgallo, 1 ano atrás

Porque as aves necessitam da moela? Como ela funciona?

Soluções para a tarefa

Respondido por araujovitor12
1

O estudo do processo digestivo das aves é bastante complexo em virtude das inúmeras espécies aviárias existentes no mundo. Iremos enfocar no nosso texto a fisiologia digestiva das aves domésticas, entre elas o gênero Gallus.

Cavidade Oral

Percebemos que a galinha não possui dentes, o que pode ser uma adaptação para facilitar o vôo.

O tipo do bico das aves nos diz que tipo de alimento ela come. Analisando o bico de um beija flor, que é fino e alongado, entenderemos o comportamento desta espécie de buscar alimentos muito pequenos de flor em flor, o que seria muito difícil para uma ave de bico curto e grosso.

A galinha possui o bico curto, com o bico superior mais longo do que o inferior, e se alimenta de grãos.

Aves carnívoras, como o falcão, apresentam garras nos membros para apreender a presa e possui uma curvatura no bico superior que serve para dilacerar a presa.

Os grãos quase não permanecem na cavida bucal da galinha devido à deficiência na mastigação pela falta de dentes. O grão é deglutido inteiro, e por isso podemos dizer que o tempo bucal das aves é zero.

Para a galinha deglutir o alimento, é preciso de um movimento de cabeça para frente, o que resulta no deslocamento do grão para trás, e o alimento segue para o papo através de movimentos peristálticos. As aves domésticas, em virtude da ausência do palato mole, não conseguem succionar a água, e para ingerí-la é preciso que a ave olhe para cima, e a água é deglutida pela ação da gravidade.

Por causa da ausência do palato mole, a boca e a faringe não sçao bem delimitadas. O palato duro é fendido, logo há comunicação entre a cavida oral e nasal. Esta comunicação pode facilitar a termorregulação das aves, que é feita com o bico aberto.

O número e distribuição das glândulas salivares variam entre as espécies. estas glândulas possuem células secretoras de muco, com o objetivo de fazer a lubrificação da cavidade oral e umectação do alimento. Como o tempo bucal das aves é zero, é díficil ocorrer algum tipo de digestão química na boca, porém alguns autores afirmam que a amilase pode ser encontrada na saliva de frangos, mas mesmo assim ocorre pouca digestão química.

Respondido por oiiiiiii2
2
A moela faz parte do sistema digestivo das aves (principalmente das aves granívoras) e realiza a digestão mecânica dos alimentos. Na boca das aves não há dentes, mas um bico que é adaptado ao tipo de alimentação mais comum de cada espécie. À boca, segue-se a faringe e no esófago é encontrada uma bolsa chamada papo. Nele o alimento vai sendo amolecido para depois avançar até o estômago químico, que solta enzimas digestivas para que se inicie o processo de digestão, que terminará na moela. A moela é um compartimento muito musculado do tubo digestivo onde, com a ajuda de pequenas pedras e areia, os alimentos são esmagados. Este tubo digestivo termina então na cloaca, que é o local de desemboque dos sistemas excretor, reprodutor e digestivo.
Perguntas interessantes