Geografia, perguntado por gibimoonbr, 3 meses atrás

Porque alguns países apresentam crescimento vegetativo negativo? O que isso quer dizer?
PFVVVV ME AJUDEMMM

Soluções para a tarefa

Respondido por Dxdo
1

Resposta e Explicação:

Quando o crescimento vegetativo é positivo, significa que o número de nascimentos é superior ao de mortes, fazendo com que haja um aumento progressivo no número de habitantes da região analisada. O crescimento natural negativo é o oposto do positivo. Caracteriza-se pela maior quantidade de mortes do que nascimentos.

Se possível marcar como melhor resposta

Espero ter ajudado!


gibimoonbr: muito obg
Dxdo: de nada!
Respondido por danilo0102030604
1

Resposta:

Alguns países apresentam crescimento vegetativo negativo (mais pessoas morrem do que nascem por ano em seu território) pelo fato de terem completado a transição demográfica, apresentando baixíssimas taxas de natalidade, ou pelo fato de estarem enfrentando grandes crises financeiras, políticas, guerras, pandemias e outras situações extremas que poderiam levar a um grande número de mortes em um curto período de tempo.

Explicação:

Crescimento vegetativo é a diferença entre as taxas de natalidade (número de nascidos vivos a cada 1000 habitantes ao longo de 1 ano) e de mortalidade (número de mortes a cada 1000 habitantes ao longo de 1 ano) de determinada região.

Portanto, caso o crescimento vegetativo de um país seja positivo, isso significa que mais pessoas nascem do que morrem nele ao longo de 1 ano, e se o crescimento vegetativo é negativo isso significa que o país apresenta mais mortes do que nascimentos no mesmo período.

É importante salientar, no entanto, que o crescimento vegetativo não é o único determinante da taxa de crescimento absoluto de uma população, visto que ela pode alterada por fatores migratórios.

Agora que o conceito de crescimento vegetativo já foi explicado, é necessário também explicar o conceito de transição demográfica.

A transição demográfica é um processo de mudança nas características demográficas da população de um país ao longo do tempo, e pode ser divida em 4 fases:

  • Primeira Fase: nessa fase não existe um crescimento vegetativo muito intenso, visto que tanto as taxas de natalidade quanto de mortalidade são muito altas. É uma fase típica de sociedades rurais e de alguns países subdesenvolvidos.
  • Segunda Fase: essa fase apresenta um alto crescimento vegetativo, visto que as taxas de natalidade ainda permanecem altas, porém a taxa de mortalidade se encontra bastante reduzida, devido a avanços tecnológicos e da medicina que propiciam uma melhor qualidade de vida e maior acesso à saúde para a população. Essa fase também é típica de países subdesenvolvidos e de alguns países em desenvolvimento, que apresentam grandes populações.
  • Terceira fase: nessa fase, o crescimento vegetativo volta a diminuir, visto que ocorre uma queda progressiva na taxa de natalidade, enquanto que a de mortalidade permanece baixa, o que pode ser explicado por mudança nos padrões de vida das famílias, que passam a ter cada vez menos filhos conforme possuem maior acesso a informação e a métodos contraceptivos, realizando um maior planejamento familiar. Essa fase é típica de países em desenvolvimento um pouco mais avançado.
  • Quarta fase: fase final, na qual o crescimento vegetativo é quase nulo ou até mesmo negativo. Países nessa fase são bastantes desenvolvidos, possuem uma população envelhecida com grande expectativa de vida, taxas de mortalidade baixíssimas, e às vezes taxas de natalidade menores ainda, visto que os habitantes desses países muitas vezes não possuem a intenção de ter filhos (o que pode ocorrer por diversos fatores, como planejamento familiar e questões econômicas, por exemplo, visto que o custo de vida nesses países é muito alto).

Dessa forma, levando-se em conta as características descritas acima, pode-se afirmar que alguns países apresentam crescimento vegetativo negativo por estarem na fase final da transição demográfica;

Observação: é possível que em algumas situações extremas e específicas, como em casos de guerras, pandemias ou grandes crises financeiras e políticas, países mais pobres e subdesenvolvidos também possuam taxas de crescimento vegetativo negativas, por não possuírem estrutura para lidar com esses cenários.

Para saber mais sobre crescimento vegetativo, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/14649386

Anexos:
Perguntas interessantes