ENEM, perguntado por daniluhalvesh2399, 1 ano atrás

Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.
Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?
A6 B8 C 10
D 12
E 14

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
120

C) 10.

Existem 10 elétrons na camada de valência do Xenônio, onde 4 deles são compartilhados e 6 não são compartilhados. Lembrando que cada átomo de Flúor deve ficar com oito elétrons na camada de valência.

A camada de valência pode ser determinada a partir da distribuição eletrônica e da tabela periódica. É descrita como o nível mais distante do núcleo de um átomo. Ou seja, é a camada mais afastada que um átomo pode ter.

Bons estudos!

Respondido por vchinchilla22
0

A fórmula de Lewis do difluoreto de xenônio indica que o átomo tera 10 elétrons na camada de valência, por tanto é correta a Alternativa C.

O gás nobre xenônio, possui 8 elétrons na sua camada de valência (5s² 5p⁶), enquanto que molécula de flúor tem 7 elétrons na camada eletrônica mais externa existem (2s² 2p⁵).

Assim, quando ambos elementos são misturados e se obtêm o difluoreto de xenônio (XeF₂) temos que cada átomo de flúor vai receber o elétron faltante para completar sua camada de valência.

Dessa forma o difluoreto de xenônio terá 10 elétrons na camada de valência, dos quais 4 são compartilhados com o flúor, o qual fica igual com 8 elétrons na sua camada; e os outros 6 restantes não são compartilhados.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/36703831

Anexos:
Perguntas interessantes