Geografia, perguntado por RayssaXavierFuentes, 9 meses atrás

Por que os terremotos costumam causar
Mais danos nos paises pobres do que nos paises ricos.

Soluções para a tarefa

Respondido por estudioso83
0

Explicação:

MARIANA BARROS

Cidades sem Fronteiras

A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.

SIGA

Muito além do azar: por que terremotos que matam milhares de pessoas ocorrem apenas nos países pobres

As mortes no Nepal causadas pelo terremoto ocorrido no último sábado já são estimadas em 10.000 pessoas e há pelo menos outras 7000 feridas. Com a rapidez com que novos boletins são divulgados, é bem provável que esses números ainda avancem tristemente por mais algumas centenas. Segundo o Itamaraty, deve haver pelo menos 90 brasileiros no país. Até onde se […]

Por Mariana Barros

access_time 11 fev 2017, 12h49 - Publicado em 27 abr 2015, 16h48

more_horiz

(/)

Rachadura causada pelo terremoto na cidade de Bhaktapur, no Nepal (Navesh Chitrakar/Reuters)

Rachadura causada pelo terremoto na cidade de Bhaktapur, no Nepal (Navesh Chitrakar/Reuters)

As mortes no Nepal causadas pelo terremoto ocorrido no último sábado já são estimadas em 10.000 pessoas e há pelo menos outras 7000 feridas. Com a rapidez com que novos boletins são divulgados, é bem provável que esses números ainda avancem tristemente por mais algumas centenas. Segundo o Itamaraty, deve haver pelo menos 90 brasileiros no país. Até onde se sabe, nenhum deles morreu nem foi ferido no desastre.

O Nepal é um dos países mais pobres do mundo, situado na cordilheira do Himalaia, e faz fronteira com a Índia e a China. Sua população é composta por mais de 23 milhões de pessoas, que ocupam o território de maneira concentrada. A densidade populacional é alta, 184 habitantes por quilômetro quadrado, taxa semelhante à da Nigéria, um dos países de maior crescimento populacional do mundo. Esses dois fatores –ser pobre e concentrar muita gente num espaço restrito–, além de sua posição geográfica, colocam o Nepal no grupo dos países mais vulneráveis a perder vidas em terremotos.

Desde 1976, foram registrados no mundo todo 26 terremotos em que morreram mais de 1.000 pessoas, já incluído o do Nepal. Desse total, apenas 5 atingiram países ricos e 21 atingiram países pobres. Em 2010, os abalos no Haiti, o mais pobre do continente, mataram 220 mil pessoas. Em 2014, o terremoto mais forte dos últimos 25 anos ocorrido na Califórnia, nos Estados Unidos, não matou ninguém. Uma diferença dessas não pode ser explicada pelo “azar” dos mais pobres ou por uma simples coincidência, mas sim por uma trágica confluência de fatores. Vamos a eles.

O primeiro ponto a ser destacado é que esses 26 terremotos que mataram mais de 1.000 pessoas nas últimas décadas não foram os únicos de grandes magnitudes. Desde 1976, houve 99 terremotos que alcançaram 7.0 na escala Richter, usada para medir a força do fenômeno numa escala que vai de zero a dez, sendo dez o de maior força e nunca registrado desde que os humanos estão sobre a Terra. Ou seja, os que chacoalharam os países pobres não foram os mais fortes, apenas os que causaram mais mortes.

Perguntas interessantes