por que os países europeus desejavam tanto o pau-Brasil?
Soluções para a tarefa
O pau-brasil obteve grande valor no mercado europeu para tingir tecidos graças à cor do corante que proporciona, muito cobiçada pelas cortes européias do século XVI. Antes da sua descoberta os tons avermelhados, carmim e púrpura eram obtidos do pigmento extraído do corpo de uma espécie de conchonilha parasita de um arbusto mediterrâneo e da tintura do líquido viscoso extraído das brânquias dos moluscos gastrópodes do gênero Púrpura. Esta utilizada pelos fenícios já na antiguidade, tingia os mantos dos imperadores romanos.
Os corantes sintéticos dispensaram o uso do pau-brasil. Nos dias atuais são disputados para fabricação de arcos de violino.
O pau-brasil foi tanto explorado que praticamente foi extinto das florestas brasileiras. Além de ser uma arvore muito apreciada, tinha função além da fabricação de móveis(que estão expostos com motivo de orgulho nos países europeus) como a utilização de sua casca para fabricação de tintas para tingir tecido, também por ser utilizada como uso para fabricações de embarcações, além da mão de obra ser basicamente de graça, os colonizadores faziam os nativos pegarem e carregarem o pau-brasil para dentro e fora dos navios, em troca do ESCAMBO, na qual era recebido pelo trabalho espelhos, enxadas, matérias para consumo e apetrechos.