História, perguntado por helizele, 1 ano atrás

Por que ocorreu o período regencial no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
210
O período regencial foi uma fase da política brasileira em que regentes, elegidos por assembléia, foram encarregados de governar o Brasil. Esse processo político se iniciou após a abdicação do trono feita por dom Pedro I, onde o seu herdeiro deveria assumir. Porém, dom Pedro II tinha apenas 5 anos na época e não podia assumir o trono, e segundo a constituição da época deveria ser feita uma eleição para designar uma regência, a qual ficaria a cargo de comandar o país até que o príncipe atingisse a maioridade. Esse período é dividido em duas fases, onde as mesmas também se dividem em dois grupos. Na primeira fase era chamada de Regência trina, sendo inicialmente provisória e, posteriormente, a regência trina permanente. Na segunda fase, a regência una, é divida em regência una Diogo Feijó e Araújo Lima. O período regencial brasileiro foi entre os anos 1831 e 1840.
Respondido por EduardoPLopes
48

O Brasil passou pelo Período Regencial por uma combinação de fatores internos e externos na política brasileira.

O fator externo principal foi a tentativa de revolução ocorrida em Portugal, que obrigou que Dom Pedro I, então Imperador do Brasil, voltasse para a sua pátria para combater as pretensões dos revolucionários, tendo, para isto, tido que abdicar do trono, deixando em seu lugar o seu filho, Dom Pedro II, então com 5 anos.

Como Dom Pedro II era, assim, muito jovem para governar, o Brasil viveu de 1831 a 1840, o Período Regencial, tendo sido governado por diferentes gestores, cada um com uma agenda específica e grupos de apoiadores distintos, sendo este período da nossa história bastante conturbado e ameaçador para a manutenção da integridade territorial nacional.

Mais sobre o Período Regencial em:

https://brainly.com.br/tarefa/3554537

Anexos:
Perguntas interessantes