por que o uso da borracha sintética causar mais prejuízos ambientais?
Soluções para a tarefa
Resposta:A borracha sintética é produzida pelo homem, obtida pela transformação química de hidrocarbonetos, e não possui exatamente as mesmas características que a borracha natural, pois ainda não foi possível reproduzir todas as moléculas que as árvores produzem.
A borracha em sua forma natural possui algumas características negativas para a indústria, como a baixa resistência à tração e a facilidade de oxidação, por exemplo, e para solucionar esses problemas é feito um processo chamado de vulcanização. Este processo químico foi descoberto por Charles Goodyear (1800-1860), e trata-se da adição de enxofre à borracha, sob aquecimento, o que permite que a borracha apresenta baixa histerese e baixa deformação permanente e também maior resistência.
Explicação:
Resposta:
Desde a chegada de Colombo na América, existem registros de artefatos confeccionados com o látex extraído de troncos de árvores. Alguns aborígenes denominavam a árvore de qual esse material era extraído por ‘hheve’, originado da palavra ‘Hevea’ que designou o nome de Hevea brasiliensis a árvore encontrada na Amazônia brasileira.
Neste momento, os europeus utilizavam o látex encontrado para aplicá-lo sobre suas roupas, deixando-as impermeáveis; para a fabricação de vasilhames moldáveis e aplicações similares.
Foi em 1751, quando foi apresentado um trabalho a Academia Real de Ciências sobre o Hevea, que a sua utilização passou a ser mais explorada.[1]
Em 1803 a primeira fábrica de artigos de borracha foi construída em Paris.
Posteriormente, o trabalho de três pesquisadores resultou no processo de vulcanização que supriu as principais deficiências que a borracha natural apresentava- ser pegajosa a temperatura ambiente e apresentar comportamento plástico e consequentemente, deformação ao receber esforço mecânico.
Explicação:
Matéria-prima extraída da seringueira tem emissão zero de CO2 na atmosfera e consome bem menos energia na produção do que versão sintética derivada do petróleo.
Ou seja, ela demora 32, 500 dias para dissolver na água!
Espero ter ajudado, bom estudos e se cuidem!