Por que o conceito de nação é considerado fundamental para a formação dos estados nacionais?
Soluções para a tarefa
O conceito de nação é importante para a formação de Estados Nacionais por fundamentá-lo ideologicamente, uma vez que uma nação busca defender o seu direito de existir frente às outras e o Estado Nação é uma das formas de fazê-lo.
Nação é um agrupamento político autônomo dotado de uma identidade comum, que ocupa o mesmo o mesmo território e que respeita leis e preceitos sociais comum.
Partindo disto, é apenas uma questão de tempo e sofisticação para chegar ao Estado Nação, que é o desenvolvimento do mesmo conceito associado às fronteiras rígidas e à soberania nacional.
Resposta:
O conceito de nação está relacionado com fatores políticos, culturais, sociais e históricos que agregam o sentimento de pertença dos indivíduos.
Explicação:
Nação é um termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes relativamente homogêneos, ou seja, semelhantes entre os seus pares. Além de apresentar todos esses aspectos, uma nação para ser considerada como tal precisa agregar um sentimento de pertença ao todo desse grupo, ou seja, é preciso haver uma vontade por parte dos indivíduos em formarem uma nação.
O Estado nacional é também chamado de Estado-Nação, leva em consideração as pessoas que vivem no território e que possuem características singulares segundo a sua identidade (língua, religião, moeda, hino do país etc.) cultural, histórica, étnica, colocadas em prática dentro do estado.