História, perguntado por silvacarlita10, 5 meses atrás

Por que ao indicar o governador paulista Julio Prestes como o seu sucessor à Presidência da República , Washington Luis desagradou a Oligarquia Mineira ?

Soluções para a tarefa

Respondido por mikaellyvergara
2

Resposta: o presidente empossado era Washington Luís, e ele era representante dos interesses da oligarquia de São Paulo a nível nacional. Segundo o acordo político em voga, a sucessão presidencial deveria ser realizada com Washington Luís escolhendo e nomeando um candidato que fosse apoiado pela oligarquia de Minas Gerais.

A sucessão presidencial a partir das eleições era apenas o “cumprimento de uma formalidade”, uma vez que o candidato escolhido pelo presidente tinha certeza de que venceria o resultado das eleições. Essa garantia acontecia porque os grupos políticos da época fraudavam as eleições de forma a ratificar a vitória do candidato escolhido pelo presidente.

Assim, com a aproximação do processo eleitoral, a oligarquia mineira estava à espera de que o presidente escolhesse um candidato deles. Naquele período, o candidato mineiro que possuía maiores chances de ser nomeado era o presidente do estado de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

A crise política iniciou-se quando o presidente, em uma cerimônia política organizada em 1928, informou que seu candidato seria Júlio Prestes, presidente do estado de São Paulo. A escolha de um político paulista, e não mineiro, significava uma quebra no acordo político vigente. A partir desse momento, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada passou a conspirar contra o governo de Washington Luís.

Explicação: peguei do g o o g l e

Perguntas interessantes