Por que a utilização da pedra polida contribuiu para melhorar a vida dos povos pré-históricos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tais mudanças começaram com a melhoria da agricultura e criação de animais, elementos que possibilitaram maior autonomia perante a natureza e suas alterações climáticas, além de uma vida sedentária.
O Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi a parte da pré-história entre 12 mil a.C. e 4 mil a.C. O período é considerado uma das fases mais importantes para o desenvolvimento da civilização. Foi marcado pelo fim da glaciação (grandes períodos de resfriamento da Terra) e criação da escrita pelos sumérios.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais (cachorro, boi, cabra e outros) contribuíram para o aprimoramento da vida dos humanos. Algumas características das sociedades modernas - como a formação de cidades, o comércio e a hierarquização social - começaram a ser criadas nesse período.
Conheça agora as principais características do Neolítico, a forma de organização social e outros elementos que possibilitaram que hoje a Idade da Pedra Polida fosse reconhecida como um grande marco da sociedade e da revolução cultural e política.
A Revolução do Neolítico
O Neolítico promoveu grandes transformações sociais, culturais e viu cidades nascerem. Tais mudanças começaram com a melhoria da agricultura e criação de animais, elementos que possibilitaram maior autonomia perante a natureza e suas alterações climáticas, além de uma vida sedentária. As novas técnicas de domesticação de animais e cultivo de sementes melhorou a qualidade de vida dos homens pré-históricos e colaborou para o crescimento das taxas populacionais.
A produção de objetos de cerâmica gerou o armazenamento de sementes em vasos durantes os períodos de seca ou de chuva. Com isso, passou a existir sobras de sementes, frutas e verduras, dando origem a troca dos excedentes entre as aldeias. Surgiram os pequenos sistemas de comércio e circulação de produtos.
Apesar do grande desenvolvimento do comércio, as questões de saúde e saneamento básico eram precárias na época. Assim, o contato direto com dejetos de animais e do próprio homem foi favorável para a proliferação de diversas doenças, entre as quais a varíola. As enfermidades causaram a morte de diversas pessoas e o desaparecimento de comunidades.