História, perguntado por rwendell901, 8 meses atrás

Por que a renuncia de Jânio quadros pode ser considerada uma tentativa de golpe? Depois da renuncia, quais os motivos que levaram a uma tentativa de impedir a posse de João Goulart?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rosana2008
1

Resposta:

A eleição de Jânio Quadros foi a primeira na qual a coligação PSD-PTB, formada no fim do Estado Novo, não se elegeu, ficando a UDN pela primeira vez compondo uma chapa vencedora. Jânio Quadros, tomando posse em 1961, foi o primeiro presidente a receber a faixa presidencial na nova capital, Brasília. Apesar de estar na UDN, Jânio era independente de partidos, o que era decorrente da falta de um posicionamento ideológico claro. O vice-presidente eleito foi João Goulart (Jango), da chapa PSD-PTB. À época, a legislação eleitoral permitia que presidente e vice fossem eleitos por chapas distintas. O voto nos dois candidatos ficou conhecido como voto Jan-Jan.

Jânio Quadros teve uma ascensão política meteórica. Foi eleito vereador de São Paulo em 1947, deputado estadual em 1950, prefeito da capital paulista em 1953, governador do estado em 1954, deputado federal em 1958 e presidente em 1960. Seu estilo de fazer política era centrado em sua figura, construída para mostrá-lo como um homem simples, do povo. Usava roupas surradas, comia sanduíches de mortadela e jogava talco nos ombros para simular que tinha caspa. Dirigia-se à população com um vocabulário peculiar, o que o tornava incompreendido em alguns momentos, além de se gesticular de modo espalhafatoso. Não tinha projetos políticos claros, centrando suas propostas em suas características pessoais.

Perguntas interessantes