por que a península balcânica era um foco de tensões permanentes? que fato ocorre naquela região que foi a causa inédita da guerra?
Soluções para a tarefa
Desde o início das civilizações clássicas a Península Balcânica foi alvo de disputas entre diferentes povos (gregos, romanos, macedônios, etc.), devido à sua posição estratégica entre os continentes da Europa, África e Ásia, no Mar Mediterrâneo.
Na época do imperialismo dos séculos XIX e XX não foi diferente. Em particular, o Império Austro-Húngaro queria construir uma estrada de ferro que ligaria Berlim (Alemanha) a Bagdá (Iraque), passando pela península. No entanto, os conflitos com os povos eslavos (Rússia) fizeram com que o poder do império se enfraquecesse na região, o que abriu espaço para que países balcãs ameaçassem romper seus acordos, como foi o caso da Bósnia e Herzegovina.
Em 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando (do Império Austro-Húngaro) foi a Sarajevo (Capital da Bósnia) em busca de um novo acordo para garantir sua hegemonia no território. Porém, lá ele foi assassinado por um grupo nacionalista sérvio. Os austríacos exigiram explicações e reivindicações devido ao ocorrido, mas nada foi atendido pela Sérvia, a pedido da Rússia. Consequentemente, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, o que deu início às declarações de guerra por parte de cada país de cada aliança que culminaram na Primeira Guerra Mundial.