Por que a migração para as reservas ficou conhecida como "Trilho das Lágrimas" ?
Soluções para a tarefa
A Trilha ou Caminho das Lágrimas foi o nome atribuído pelos nativos americanos às viagens de recolocações e migrações forçadas, orientadas pelo governo dos Estados Unidos da América às variadas tribos de índios que seriam agregadas no chamado "Território Indígena" (actual Estado de Oklahoma), consoante a política de remoção indígena.
A referência à "Trilha das Lágrimas" foi extraída de uma descrição de um nativo da Nação Choctaw em 1831.
Os nativos sofreram intensamente com as remoções e vários faleceram durante as viagens e acampamentos forçados: estima-se que, da tribo Cherokee, de uma população de 15 000, pereceram cerca de 4 000 índios.
Centenas de escravos e afro-americanos libertos, que habitavam com os índios, acompanharam-nos nas transferências pela Trilha.
Em 1830, os povos Cherokee, Chickasaw, Choctaw, Creek e Seminole, designadas por alguns de " As Cinco Tribos Civilizadas", viviam com independência política e deveriam ser considerados americanos do sul. O processo de "transformação cultural" proposto por George Washington e Henry Knox, já acontecia com muita evidência, particularmente entre os Cherokees e os Choctaw.
Considerou-se, inicialmente, que a remoção dos índios fora proposta primeiramente por Thomas Jefferson. Porém, Andrew Jackson foi o primeiro presidente americano que, efectivamente, implementou uma modificação a tal nível, com a aprovação da Lei de 1830, o "Indian Removal Act".
Em 1831 a tribo Choctaw inaugurou a remoção e com isso foi criado o modelo aplicado às restantes tribos.
Depois dos Choctaw, foi a vez dos Seminole (1832), dos Creeks (1834), Chickasaw (1837) e, finalmente, os Cherokee (1838). (Estima-se que entre 2 500 a 6 000 índios tenham falecido durante a remoção).
Seminole
De 5 000 a 6 000 Choctaws conseguiram permanecer no Mississippi, em 1831. Estes Choctaws que preferiram ficar, foram alvo de intimidação legal e perseguição: viram as suas casas derrubadas e incendiadas, assim como o gado debandado.
Em 1838, a nação Cherokee foi removida das suas terras na Georgia para a actual Oklahoma, o que resultou na morte de aproximadamente 4 000 índios. Na linguagem Cherokee, o evento é chamado de Nunna daul Isunyi—“O caminho onde eles choraram”.
A trilha Cherokee das lágrimas resultou do Tratado de New Echota (hiperligação!), documento com base na lei de 1830 (Indian Removal Act). O tratado assinado pelo Partido Ridge nunca foi aceite pelos líderes, ou pela maioria da tribo Cherokee, representada no Partido Ross.
As tensões entre a Georgia e os Cherokees acirraram- se com a descoberta de ouro nas proximidades de Dahlonega, Georgia, em 1829. Foi a primeira corrida do ouro na história dos EUA.
pepitas de ouro
Com o Tratado de New Echota e a resistência ao mesmo, o sucessor de Jackson, o presidente Martin Van Buren elaborou as milícias da Georgia, Tennessee, Carolina do Norte e Alabama para manter 13 000 Cherokees acampados, até que fossem enviados para o Oeste. Aqui, a maioria das mortes aconteceu por difterias, infecções e gripes que arrasaram aqueles acampamentos. Um dos soldados da operação sob as ordens do general Winfield Scott, escreveu:
“Eu lutei nas guerras entre países e atirei em muitos homens, mas a remoção Cherokee foi o trabalho mais cruel que eu conheci”.
Os Cherokees removidos acabaram por se fixar, inicialmente, nas proximidades de Tahlequah, Oklahoma.
Cherokees
Os líderes políticos que conduziram aos tratados de Nova Echota e a Trilha de Lágrimas foram assassinados (Major Ridge, John Ridge e Elias Boudinot); dos líderes do Partido Ridge, apenas Stand Watie escapou da morte.
Major Ridge, John Ridge e Elias Boudinot
Quanto à população Cherokee, esta recuperou-se, sendo hoje o maior grupo nativo americano. Todas as restantes tribos ficaram drasticamente reduzidas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_das_L%C3%A1grimas
Engraçado como nunca se fala deste evento nas aulas de História. Como tudo isto tende a passar ao lado. Como nos querem fazer passar a mensagem, a nós europeus, de que índios só existiram nos filmes americanos (onde são especialmente "os maus") ou nos filmes de desenhos animados. Continua tudo tão errado...
A migração ficou conhecida como “Trilho das Lágrimas” pela violência com que os indígenas foram expulsos de seu território e pelas dificuldades da viagem, que resultaram em milhares de mortes. Muitas vezes despojados de seus cavalos, roupas de cama e utensílios de cozinha, e caminhando descalços em pleno inverno usando apenas roupas de verão, mais de 3 mil índios morreram no caminho.