Matemática, perguntado por luizakosta9184, 1 ano atrás

Por que 1 não é um número primo??

Soluções para a tarefa

Respondido por jesycarla
0
Por definicão, um número positivo é primo se for maior do que 1 e for divsível apenas por 1 e por ele mesmo. O fato de não se considera 1 como primo é uma convenção conveniente, pois facilita o enunciado de vários teoremas da teoria dos números. Por exemplo, o teorema fundamental da aritmética diz que todo inteiro maior que 1 pode ser representado de forma única, a menos da odem dos fatores, por um prduto de números primos, cada um elevado a um expoente maior ou igual a 1. Se considerássemos o 1 como primo, haveria sempre 2 representações, uma incluindo o1 , a outra não. 

Por exemplo. Temos que 10 = 5 X 2, que é a representação unívoca de 10 como produto de primos. Se considerássemos 1 como primo, teíamos também a representação 10 = 5 X2 X1, que nada agrega em termos der informação e complicaria desnecessaria e inutilmente a matemática. 

Aliás, na sua lista, faltou incluir o 2, único número par que é primo.
Respondido por IsabellaCastiglioni
0
Os critérios para ser número primo: ter dois divisores (1 e ele mesmo).
Mas ele está obedecendo esses critérios, mas só tem 1 número divisor, que é ele mesmo. Ele também não é composto, pois não tem outros números divisores além de 1 e ele mesmo.

Espero ter ajudado e bons estudos ;)
Perguntas interessantes