Geografia, perguntado por eduardaadao14, 10 meses atrás

Por qual motivo o Brasil ainda continua fazendo partes dos BRICS?

Soluções para a tarefa

Respondido por mateuscesario10
1

O BRIC constitui mecanismo de cooperação em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos aos brasileiros e aos povos dos demais membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Desde a primeira cúpula, em 2009, o BRICS têm expandido significativamente suas atividades em diversos campos, mas foi o campo financeiro que garantiu, desde o início, maior visibilidade ao agrupamento. Os então países membros passaram a atuar de forma concertada, a partir da crise de 2008, no âmbito do G20, FMI e Banco Mundial, com propostas concretas de reforma das estruturas de governança financeira global, em linha com o aumento do peso relativo dos países emergentes na economia mundial. O papel desempenhado pelo BRICS foi fundamental para a reforma das quotas do FMI, aprovada em Seul, em 2010.

A partir de 2015, o BRICS passou a buscar novas áreas de cooperação, sempre tendo presente a necessidade de obter benefícios palpáveis para os cinco países. Para o Brasil, as áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital e cooperação no combate ao crime transnacional são prioritárias nesse esforço de avançar novas áreas de atuação.

Vemos, que o BRICS atualmente beneficia o Brasil, mas também os seus países membros, fazendo com que não seja uma ideia muito assertiva abandona-lo.

Perguntas interessantes