Por essa relação conflituosa que habita o homem, ele é capaz de obrar um mundo diferente daquele que a natureza lhe dispõe, sendo, portanto, o mundo do animal-homem um mundo mais rico, capaz de estabelecer pactos entre os homens e formar uma sociedade civil e econômica.
Diante do exposto, considerando as ideias Kantianas quanto à razão nos sistemas sociais e econômicos das relações humanas, julgue os itens a seguir.
I. Os sistemas sociais e econômicos são múltiplos e diferenciados, implicam o reconhecimento de que a modelagem da "estrutura essencial" de cada sistema pressupõe uma pesquisa ampla e multirreferenciada de suas manifestações produtivas, culturais e políticas.
II. A razão é mutável, ou seja, se permite modificar de acordo com a realidade, sendo que as constatações devem partir da realidade empírica observada; independente de serem boas ou más, são necessárias à formação dos laços humanos.
III. O homem é mau por natureza, e essa essência implica no estabelecimento de competição econômica, que faz gerir o comércio e o crescimento da sociedade, um antagonismo que se funda na essência da razão.
Soluções para a tarefa
As assertivas I, II e III são verdadeiras, validam o pensamento de Kant quanto à razão nos sistemas sociais e econômicos.
A razão kantiana e os sistemas sociais e econômicos.
I) A afirmação desse item é uma consequência de reconhecer que a razão, para os economistas estruturalistas kantianos, é mutável e plástica, além de ser limitada. Isso quer dizer que a realidade é oscilante e que a modelagem nunca irá corresponder à realidade, uma vez que as complexificações geram a perda da clareza, da pureza da estrutura essencial.
Assim, para que ocorra algum tipo de inserção na estrutura, deve-se fazer uma ampla pesquisa daquele determinado sistema social, levando em consideração todas as suas manifestações culturais, políticas etc.
II) O pensamento kantiano ou o estruturalismo na economia afirma exatamente o que está escrito no item II. A crítica da razão, feita por Kant, significa que as teorias devem ser estudadas a partir de um comportamento realístico. Assim, a razão vai se ajustando conforme a realidade.
III) Kant afirma que o homem é mau por natureza. No entanto, o homem tem, em sua origem, uma disposição para o bem, a qual o faz um ser com tendências à moralidade.
Desse modo, a História, para Kant, só avança devido a uma competição benéfica entre os indivíduos, uma vez que eles necessitam uns dos outros.
A civilização é, nesse caso, o produto desse processo de discórdia e concórdia entre os homens, mostrando o caráter tanto doloroso quanto frutuoso da competição.
Entenda mais a cerca do pensamento de Kant aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/15201670
#SPJ1