Polímeros sintéticos são macromoléculas que podemapresentar diferentes tipos de organização, apresentandopropriedades que permitem seu uso em vários objetosdo cotidiano. As embalagens utilizadas no processo dearmazenamento e transporte de produtos é um exemplo.As garrafas do tipo PET são feitas de polímeros sintéticos epossuem inúmeras vantagens, como leveza e resistência,o que permite a produção de embalagens com altacapacidade volumétrica, fáceis de transportar e empilhar,além de baixo custo, caracterizando essa embalagemcomo uma das mais práticas que existe.Em relação ao Poli(tereftalato de etileno) – PET, analiseas afirmações a seguir.I. Similarmente aos vidros, o PET é um materialcristalino, caracterizado por arranjos molecularesordenados, formando uma estrutura tridimensionaldenominada rede cristalina.II. Macromoléculas são sempre flexíveis a baixastemperaturas, porque a energia cinética dosátomos é menor; no entanto, são rígidas a altastemperaturas, porque se dilatam, permitindomovimentos além das vibrações.III. O polímero PET é obtido pela reação entre unidadescondensadas de dois monômeros: A (ácido tereftálico– diácido orgânico) e B (etilenoglicol - diálcool),formando uma macromolécula C, um poliéster.IV. O PET é classificado como um termoplástico,ou seja, não sofre alteração em sua estruturaquímica durante o aquecimento até a sua fusão.Após resfriamento, pode novamente ser fundido e,portanto, ser remoldado.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e III.D II e IV.E III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
Polímeros sintéticos são macromoléculas que podemapresentar diferentes tipos de organização, apresentandopropriedades que permitem seu uso em vários objetosdo cotidiano. As embalagens utilizadas no processo dearmazenamento e transporte de produtos é um exemplo.As garrafas do tipo PET são feitas de polímeros sintéticos.As quatro principais macromoléculas celulares são os carboidratos, as proteínas, os lipídeos e os ácidos nucleicos.
As quatro principais macromoléculas celulares são os carboidratos, as proteínas, os lipídeos e os ácidos nucleicos.
E) III e IV
O PET é um polímero formado por reação de policondensação entre um diácido e um diol, sendo classificado como um termoplástico, podendo ser fundido e remoldado diversas vezes.
As afirmações I e II não são corretas pois o polímero PET apresenta uma estrutura semicristalina formada por regiões ordenadas e outras regiões não ordenadas. Além disso, o PET é um polímero termoplástico semicristalino e por isso com o aumento da temperatura, atinge a temperatura de fusão o que torna possível a mobilidade das cadeias.