ENEM, perguntado por carloshenrique60721, 9 meses atrás

Na teoria do campo cristalino, grande parte dainteração do íon metálico com os ligantes circundantesdeve-se à forças eletrostáticas entre a carga positivano metal e as cargas negativas no ligante. Essa teoriabaseia-se no desdobramento dos orbitais d em gruposcom energias diferentes e usa esse desdobramentopara justificar e correlacionar o espectro óptico,a estabilidade termodinâmica e as propriedadesmagnéticas dos complexos.Na figura abaixo, são apresentados (fora de escala)os orbitais d de determinado íon metálico em quatrosituações, representadas pelas letras X, Y, Z e WCom base nessas informações, avalie as associaçõesapresentadas a seguir.I. X representa íon em campo elétrico de simetriatetraédrica.II. Y representa íon em campo elétrico esférico.III. Z representa íon em campo elétrico de simetriaoctaédrica.IV. W representa íon isolado.É correto o que se afirma emA I e II, apenas.B I e III, apenas.C II e IV, apenas.D III e IV, apenas.E I, II, III e IV

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
1

A teoria do Campo Cristalino foi proposta por Bethe e van Vleck. Essa teoria tende a supor que a atração entre o metal central de um determinado complexo e os seus ligantes são apenas eletrostáticos.

O metal de transição, ou seja, o átomo central tende a ser composto por um íon positivo com a carga igual ao seu estado de oxidação.

Vale lembrar que este íon é rodeado por elementos denominados ligantes.

Bom, nenhuma dessas respostas está, inclusive o próprio ENADE anulou essa questão.

Bons estudos!

Perguntas interessantes