ENEM, perguntado por vdelevigne1811, 9 meses atrás

Poesia e Prosa(fragmento)A prosa é como trem, vai sempre em frente.A poesia é como o pêndulo dos relógios deparede de antigamente, que balançandode um lado para outro.Embora balançasse sempre no mesmo lugar, opêndulo não marcava sempre a mesma hora.Avançava de minuto a minuto, registrando apassagem das horas: 1, 2, 3, até 12.Também a poesia vai marcando, na passagem davida, cada minuto importante dela.De tanto ir e vir de um verso a outro, de umarima a outra, a gente acaba decorando umpoema e guardando-o na memória.E quando vê acontecer alguma coisa parecidacom um poema que já leu, a gente logo se recorda dele.Geralmente, a prosa entra por um ouvido e sai peloA poesia, não: entra pelo ouvido e no coração.No texto acima, o autor estabelece uma diferença entre asconstruções em prosa e em verso. Pode-se concluir queuma tal diferença é apresentada:através de uma construção metonímica, que atribui aoverso uma característica parcial em relação à prosa.através d

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Questão completa:

a.através de uma construção metonímica, que atribui ao verso uma característica parcial em relação à prosa.

b. através de comparações, que aproximam e opõem tais construções, com elementos do mundo concreto.

c.através da de um dos dois elementos textuais, que contribui para sua valorização.

d.através da construção hiperbólica, que nega à prosa a condição de estabelecer comunicação.

e. através de construção metafórica, que estabelece implicitamente a comparação entre os elementos.

Resposta:

Letra e. Nota-se, com base na leitura do texto, que há uma comparação entre os elementos da poesia e da prosa, que são realizados por intermédio de metáforas, e por isso, estabelecem comparações entre ambos de forma implícita.

No contexto acima, a poesia compreende algo que é tocante, que toca o coração das pessoas, e por isso, é capaz de emocionar. Ao passo que a prosa não apresenta as mesmas características, porque é ouvida, mas não gera a emoção que a poesia.

Perguntas interessantes