ENEM, perguntado por IllidanRAGE2480, 10 meses atrás

"Na primeira carta disse a V. Reverência a gran- de perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos por- tugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, Carta ao Padre Provincial, 1653, Maranhão) Este documento do Padre Vieira revela A) que tanto o Padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravização dos indígenas e dos africanos, posição que provocou confl itos constantes com o governo português.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
4

Letra a.

Nota-se, por intermédio da leitura do texto acima, que Padre Antônio Vieira apresenta uma postura contrária ao processo de escravidão indígena, apresentando que essa ação está relacionada com uma grande cobiça diante do povo indígena.

Nesse sentido, nota-se que tanto Padre quanto os jesuítas compartilhavam de um pensamento semelhante: o de que a escravidão compreendia uma ação cruel além de movida pela cobiça.

Respondido por bernardoluiz2212
2

Resposta: letra A

Explicação: PE antonio Vieira carta ao padre provincial

Perguntas interessantes