"A moradia em área de risco no Brasil é regra, e não exceção". A frase acima foi dita pela Presidente Dilma Rousseff em entrevista coletiva logo após a tragédia ocorrida na Região Serrana. ENEM em 100 Dias Geografia - Exercícios Tal situação, associada a condições naturais pré-existentes, pode criar um episódio de catástrofe, como o ocorrido. Especificamente na Região Serrana, são fatores que contribuíram para o crescimento da ocupação em área de risco: a) Grande dinamismo econômico / topografia plana / redução da população fixa. b) Crescimento da população fixa / sítio urbano montanhoso / especulação imobiliária. c) Forte produção agrícola / clima agradável / segregação socioespacial. d) Processo de metropolização em Teresópolis / relevo acidentado / grande oferta de emprego. e) Grande produção têxtil / relevo com baixa declividade / incremento da população fixa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Na Região Serrana, são fatores que contribuíram para o crescimento da ocupação em área de risco:
b) Crescimento da população fixa / sítio urbano montanhoso / especulação imobiliária.
> Com o crescimento da população fixa, mais pessoas passaram a habitar áreas de risco, já que não há espaços suficientes na cidade nem planos do governos para a construção de habitações populares.
Além disso, como a urbanização no Brasil ocorrer de forma desordenada e desigual, houve maior expansão da área periférica, promovendo especulação imobiliária e criando muitas áreas valorizadas, onde o custo de vida é muito alto.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás