Pode-se ilustrar a perspectiva construtivista acercada cultura de anarquia nas relações internacionaisda seguinte forma: quinhentas armas nuclearesbritânicas são menos ameaçadoras aos EstadosUnidos da América (EUA) do que cinco armasnucleares norte-coreanas, porque os britânicos sãoamigos e os norte-coreanos, não.Considerando a perspectiva construtivista deAlexander Wendt, avalie as afirmações a seguir.I. O poder e o interesse são fatores construídosa partir das identidades que definem osignificado das ideias e ações dos EUA emsuas relações com a Coreia do Norte e com oReino Unido.II. O dilema de segurança em que os Estadosse encontram configura uma estrutura socialcomposta de percepções intersubjetivasem que os EUA têm tanta desconfiança, queassumem os piores pressupostos sobre aintenção de quem ele considera inimigo.III. A ação dos EUA em uma estrutura anárquicadeve ser pensada em termos materiais, ouseja, o número de ogivas nucleares da Coreiado Norte e do Reino Unido, pois são essesque, em úlfima instância, afetam a identidadee os interesses dos Estados.É correto o que se afirma em@ I, apenas.@ III, apenas.O I e II, apenas.@ II e III, apenas.O I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
As afirmativas corretas são I e II. Letra C.
O construtivismo de Wendt aborda aspectos materiais e ideacionais na definição do poder, das ideias, dos interesses, assim como, das identidades.
Em que esses dois aspectos apresentam integração de forma mútua e contínua, de forma que qualquer análise da política internacional que deve compreender em qual medida as ideias e as identidades podem conferir significado para a ação política.
Além disso, na perspectiva construtivista wendtiana, existem três culturas anárquicas nas relações internacionais.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás