Pode-se afirmar que muitos autores consideram esse teórico como percursor da Epidemiologia na Antiguidade. O nome dele é:
Soluções para a tarefa
Bom dia!
Estamos falando de Hipócrates. Este filósofo não foi só o percursor de epidemologia, como também de toda a medicina, sendo bastante conhecido pelos seus trabalhos.
Ele contribuiu para o florescimento intelectual grego, conseguindo diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose, além de ser o líder da Escola de Cós.
Hipócrates foi o precursor da epidemiologia na antiguidade. Nos seus escritos tentou descrever a doença dando-lhe uma perspetiva racional, em vez de se fundamentar em argumentos sobrenaturais. Fez observações acerca da propagação das doenças e ainda sobre a forma como estas afetavam populações.
O termo epidemiologia tem origem no grego: epi (sobre), demos (povo), logos (conhecimento), e foi utilizada por Hipócrates na Grécia antiga durante o século VI a.C. para descrever as doenças que relacionou com fatores pessoais e do meio ambiente.
A evolução e a organização do pensamento epidemiológico contou com diversos protagonistas e esteve sempre associada à preocupação em compreender e organizar a informação com vista à prevenção e controlo dos acontecimentos relacionados com a saúde das populações. Iniciou-se com conceitos fundamentais propostos por Hipócrates, há mais de dois mil e quinhentos anos.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/4378981