Pfvr alguém me ajuda, é pra hj ;-;
Como são construídas as introduções de textos dissertativos-argumentativos?
A partir da leitura das introduções dos textos dissertativos-argumentativos das questões seguintes, assinale a opção que informa o tipo de recurso utilizado para a construção da contextualização.
5.Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche, a arte existe para impedir que a realidade nos destrua. Sob essa ótica, é inegável a crucialidade das expressões culturais para a promoção do bem-estar do homem moderno. No entanto, ao se observar o caráter excludente do acesso ao cinema no Brasil, é notório que essa imprescindibilidade não tem sido considerada no país. Nesse sentido, pode-se afirmar que a negligência governamental e a escassa abordagem do problema agravam essa situação.
a) alusão histórica.
b) afirmação.
c) citação.
d) definição.
e). narração.
6.A construção dos feudos, muros que delimitavam uma determinada área no período da Idade Média, segregou milhares de pessoas e impossibilitou o acesso a bens que somente a nobreza podia usufruir. Semelhante a essa época, no contexto brasileiro contemporâneo, o cinema é um dos inúmeros meios de democratizar a cultura, mas ainda é "feudalizado", já que grande parte da população continua alheia a esse serviço. Então, tanto a concentração das salas de teledramaturgia em regiões mais desenvolvidas economicamente, quanto os exorbitantes preços dos ingressos e alimentos, vendidos com exclusividade pela empresa proprietária, mutilam a cidadania e consagram importantes simbologias de poder.
a) narração.
b) questionamento.
c) alusão histórica.
d) definição.
e) citação.
7.A Constituição Federal de 1988 ― norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro ― garante o acesso ao lazer. No entanto, a população se mostra distante da realidade prometida pela norma constitucional, haja vista que os cinemas brasileiros recebem um público cada vez menor. Dessa forma, entende-se que a desigualdade regional, bem como a elitização do acesso ao cinema apresentam-se como entraves para a inclusão na esfera cinematográfica.
a) narração.
b) exemplificação.
c) alusão histórica.
d). afirmação
e) definição.
8.De modo ficcional, o filme "Cine Holiúdi" retrata o impacto positivo do cinema no cotidiano das cidades, dada a sua capacidade de promover o lazer, socialização e cultura. Entretanto, na realidade, tais benefícios não atingem toda a população brasileira, haja vista a elitização dos meios cinematográficos e a falta de infraestrutura adequada nos cinemas existentes. Sendo assim, urge a análise e a resolução desses entraves para democratizar o acesso ao cinema no Brasil.
a) alusão histórica.
b) afirmação.
c) citação.
d) definição.
e). narração.
9.A priori, vale ressaltar o Pacto Social, do contratualista John Rawls, ao inferir que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos, como o lazer e o bem-estar. No entanto, é evidente o rompimento desse contrato quanto aos cinemas brasileiros, visto que existe uma concentração desses espaços nas áreas de maiores rendas, o que torna um ambiente excludente para uma parcela da sociedade. Assim, é notória a ineficácia estatal na integração desse tipo de lazer para toda a população, pois, com a grande distância dos locais periféricos aos centros urbanos e o elevado custo para ter esse acesso, os cidadãos se desestimulam a frequentarem os cinemas.
a) alusão histórica.
b) afirmação.
c) citação.
d) definição.
e). narração.
10.No longa-metragem ganhador do Oscar “A invenção de Hugo Cabret”, narra-se o cotidiano de um jovem garoto órfão que, apesar de viver - sob precárias condições - em uma estação de trem parisiense, frequenta, clandestinamente, uma sala de cinema próxima ao seu lar como uma forma de afastar-se de sua infeliz realidade. Tal obra fictícia, além de expor um dos benefícios da ida a esse tipo de estabelecimento, também denuncia a desigualdade do acesso à arte cinematográfica, semelhantemente ao que ocorre no Brasil contemporâneo. Nesse âmbito, faz-se necessário analisar dois entraves acerca do óbice social apresentado: os elevados custos para a entrada em cinemas - incompatíveis com a condição financeira de camadas populares - e a falta de mobilização cidadã em prol da equidade dos direitos relacionados a essa situação.
a) narração.
b) exemplificação.
c) alusão histórica.
d) definição.
e) citação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
4=Apresente, no primeiro parágrafo, o tema da redação e seu posicionamento sobre ele — não de modo direto, como já mencionamos acima. Pode estar claro para você, mas o corretor também precisa saber que a proposta foi compreendida e que o texto tem uma linha argumentativa a ser seguida — e não um amontoado de ideias e parágrafos sem sentido.
5=
c) citação.
6=a) alusão histórica.
7=definiçao
8= narração
9= afirmação.
10=exemplificação.
yasmimtaetae:
Mtoo obgda, a 4° n tem n ksks, isso aí em cima era oq era pra fazer skks
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás