Pessoas que apresentam Síndrome de Down são em geral trissômicas para o cromossomo 21. Esse problema ocorre predominantemente devido à não disjunção do par cromossômico na A) anáfase I da meiose. B) prófase II da meiose. C) metáfase da mitose. D) telófase I da meiose. E) metáfase II da meiose. gostaria do motivo de cada alternativa incorreta serem incorretas
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A)
Espero ter ajudado ❤
A Síndrome de Down ocorre predominantemente devido à não disjunção do par cromossômico na: Alternativa a) anáfase I da meiose.
a) Correta: A não disjunção é o fenômeno pelo qual alguns dos pares de cromossomos que vemos na anáfase da anáfase I da meiose não se separam para ir cada componente do par para a célula filha correspondente .
A não disjunção relativa a um cromossomo na meiose causa uma distribuição anormal de cromossomos: dos 46 originais, 24 irão para um gameta e 22 para outro (em vez de 23 cada). Após a fertilização por um gameta normal, um zigoto trissômico ou monossômico se formará.
b) Incorreta: Na prófase II da meiose não existem mais 46 cromossomos, mas 23, cada um formado por seu par de cromátides unidas pelo centrômero. Ou seja, nessa fase não ocorre uma disjunção dos cromossomos.
c) Incorreta: na corre metáfase da mitose apenas ocorre uma separação das cromátides-irmhã.
d) Incorreta: a telófase I da meiose é a última fase na primeira divisão da meiose, na qual os dois conjuntos haplóides de cromossomos são agrupados nos pólos opostos da célula, ou seja, já teria acontecido a disjunção dos cromossomos.
e) Incorreta: na metáfase II da meiose os cromossomos são alinhados um em cima do outro, ou seja já passou a fase da disjunção e agora já estão se organizando de acordo com os pares de cromossomos obtidos nas fases anteriores.