pesquise sobre uma das obras de Di Cavalcanti e descreva suas emoções, e sua composição?prfv me ajudem
Soluções para a tarefa
Di Cavalcanti foi o artista que ilustrou o cartaz e o catálogo da Semana de Arte Moderna, ocorrida no Theatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922.
Visto como um marco para a arte e cultura brasileira, o evento apresentou uma produção artística inovadora em território nacional e foi idealizado por Di Cavalcanti.
Foi ele um dos principais organizadores da Semana, realizando também uma exposição com 12 trabalhos seus na ocasião.
O catálogo traz uma imagem em preto com a estética da xilogravura. Podemos ver as iniciais do nome do artista D.C . A grafia é exibida de maneira incomum, como é possível perceber na palavra "catálogo", em que as últimas letras são reduzidas no canto direito.
Já o cartaz apresenta um desenho bastante simples de uma árvore em crescimento e com as raízes aparentes, sugerindo o início de uma nova maneira de pensar a cultura brasileira.
Na obra de Di Cavalcanti podemos notar forte influência do cubismo, evidenciada pela presença de figuras geométricas em suas composições. As figuras retratadas em suas pinturas normalmente tem feições tipicamente brasileiras, com expressões tranquilas.
Di Cavalcanti exaltava a cultura nacional em suas obras, e foi um dos precursores da Semana de Arte Moderna.
O principal objetivo da semana de arte moderna era criticar o olhar e a forma de interpretar a arte no cenário nacional da época. A intenção era tirar os olhares dos moldes clássicos europeus e mostrar que havia arte no Brasil.
No ano que ocorreu a Semana de Arte Moderna, o Brasil completava cem anos desde a proclamação de independência que cortou laços com a até então metrópole, Portugal. E podemos ver muito desse caráter emancipatório e de busca de liberdade e autenticidade na arte moderna brasileira.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17690733