pesquise sobre as línguas faladas no nosso continente. explique quais são os países e suas línguas de origem e justifique
PARA HOJE POR FAVOR ME AJUDEM
lição de português
Soluções para a tarefa
Explicação passo-a-passo:
1. Espanhol
A quantidade de falantes de espanhol na América do Sul é ligeiramente maior que a quantidade de falantes de português. Ou seja, o espanhol é o idioma mais falado no continente. Pouco mais de 210 milhões de sul-americanos falam espanhol, sendo que o maior número de falantes vive na Colômbia (cerca de 47,2 milhões de pessoas). A seguir vêm Argentina (com quase 43,5 milhões de falantes), Venezuela (31,1 milhões), Peru (27,4 milhões), Chile (18,1 milhões), Equador (15,9 milhões), Bolívia (9,4 milhões), Paraguai (4,6 milhões), Uruguai (3,4 milhões) e o Brasil, onde 491 mil pessoas falam espanhol.
2. Português
O segundo lugar desta lista é ocupado pelo português, com aproximadamente 206 milhões de falantes na América do Sul. O Brasil não só abriga a imensa maioria desses falantes (205 milhões) como também é o único país do continente em que o português é o idioma oficial. Há também alguns falantes de português na Venezuela (254 mil), no Paraguai (212 mil) e no Uruguai (24 mil).
3. Inglês
O inglês é a terceira língua de imigrantes mais falada na América do Sul, com cerca de 5,4 milhões de falantes. A maioria deles vive na Argentina (2,8 milhões) e na Colômbia (1,9 milhões). Na Guiana, que até 1966 era colônia britânica, o número de falantes é de 680 mil pessoas. Nas Ilhas Falkland, um território autônomo do Reino Unido, a maioria dos poucos habitantes também fala inglês: 2.600 pessoas.
4. Alemão
O alemão ocupa o quarto lugar dessa lista, com aproximadamente 2 milhões de falantes. A maioria vive no Brasil (1.5 milhões), mas existem muitos falantes na Argentina (400 mil), enquanto outros estão no Equador (112 mil), no Paraguai (58 mil), no Uruguai (27 mil) e no Chile (20 mil).
5. Italiano
A quinta língua mais falada na América do Sul é o italiano, com cerca de 1,5 milhões de falantes. Quase todos eles vivem na Argentina, mas o Brasil também conta com alguns falantes desse idioma (50 mil).
6. Árabe (vários dialetos)
Existem dois dialetos árabes com um número significativo de falantes na América do Sul: o árabe moderno padrão e o árabe levantino do norte. Como os dialetos são mutuamente inteligíveis, eles foram combinados na classificação que apresentamos aqui. O total de falantes de árabe na América do Sul é de 1,1 milhão de pessoas – e a maioria delas vive na Argentina (1 milhão). Mas também há falantes de árabe na Venezuela (110 mil) e no Suriname (mil).
7. Chinês (vários dialetos)
Tal como acontece com o árabe, existem muitas variedades de chinês, e algumas delas são faladas na América do Sul, tais como o hakka, o yue e, claro, o mandarim. Se agruparmos todos os dialetos, existem cerca de 535 mil falantes de chinês na América do Sul. A maioria deles está na Argentina (400 mil), mas também há falantes de chinês no Peru (100 mil), na Guiana Francesa (13.800), no Suriname (12.600), no Equador (7 mil) e na Guiana (1.500).
8. Ucraniano
O número 8 da nossa lista das línguas mais faladas na América do Sul é o ucraniano. Há aproximadamente 527 mil falantes desse idioma na América do Sul, a maioria dos quais está no Brasil (500 mil). O resto vive na Argentina (27 mil).
9. Japonês
O penúltimo idioma da nossa lista é o japonês, falado por cerca de 412 mil pessoas na América do Sul. No Brasil, vivem 380 mil desses falantes. A Argentina abriga os outros 32 mil.
10. Holandês
O holandês supera o francês e ocupa o 10º lugar na lista dos idiomas mais falados na América do Sul. Cerca de 280 mil pessoas falam holandês no continente – e todas elas vivem no Suriname, uma antiga colônia holandesa onde o holandês ainda é a língua oficial. Para efeito de comparação, os falantes de francês na América do Sul são 231 mil: todos eles vivendo na Guiana Francesa, um território da França em que o francês é o idioma oficial.