Artes, perguntado por alinne359, 6 meses atrás

Pesquise sobre 2 (dois) instrumentos musicais: do que são feitos, como são produzidos, a história de cada um.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kimtaehyungsskz2013
1

Resposta:

violão

feito de: abeto madeira, pinho, cedro, ébano ou cipreste.

Os primeiros “violões” surgiram a mais ou menos em 2.000 A.C (dois mil antes de cristo), onde foram encontradas evidências e figuras de pessoas tocando instrumentos muito semelhantes ao violão.

Já com relação ao modelo atual, existem teorias a respeito, uma delas é que o instrumento que conhecemos hoje, se derivou do alaúde árabe, e ainda existe a teoria que o instrumento passou por uma evolução, vindo diretamente da cítara romana (que é o mais aceito, visto que a cítara é muito mais parecida com o violão atual, já contendo as “casas” no cabo do instrumento).

O violão é produzido por um Luthier (que é um especialista em manutenção e fabricação de instrumentos como guitarra, violão, ukelele entre outros). Geralmente violões feitos a “mão” e não em grande escala, se tornam mais caros.

Primeiramente, o violão conta com uma estrutura, o que seria seu “esqueleto”. O tampo, é a parte da frente do violão, onde é encaixada essa estrutura, para que possa ser colocada as laterais do instrumento, que por conter uma curvatura, a madeira passa por um processo em uma prensa térmica para que ela possa “entortar”, logo em seguida é colocada a parte traseira do violão. Depois disso feito, o instrumento passa por um processo de lixamento, seguido da medição de ângulos do braço, para que possa sair o som corretamente.

piano

O piano foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700. Cristofori procurou idealizar uma evolução do cravo, um instrumento bastante parecido com o piano, com a diferença de suas cordas serem tangidas por bicos de penas. A principal aspecto que diferencia os dois instrumentos é o fato de o piano ser capaz de emitir sons suaves ou fortes, de acordo com a intensidade que é tocado, enquanto o cravo, não. É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “suavemente”.

Os primeiros pianos da história eram bastante precários. Em 1783, o instrumento sofreu uma grande evolução quando o inglês John Brodwood criou o pedal surdina e o pedal direito. Outro avanço se deu em 1821, com o francês Sébastien Erhard, o qual criou um mecanismo que permitia o toque de uma tecla repetidamente.

Os teclados são essencialmente formados por um arranjo de teclas ou botões. Cada botão tem um ou mais caracteres impressos ou gravados na face, sendo que cerca de cinquenta por cento dos botões produzem caracteres gráficos [carece de fontes].

As teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por enviar as informações para o computador. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (via rede sem fio, bluetooth ou infravermelho) ou a cabo (os conectores mais comuns são PS/2 e USB, mas computadores mais antigos utilizavam padrão DIN).

Perguntas interessantes