pesquise dispositivos de IA (inteligência artificial) que possam ser inseridos dentro
de casa para realizar alguns tipos de tarefa.
Soluções para a tarefa
Resposta: um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.
O objetivo central das pesquisas relacionadas a inteligência artificial baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam "pensar" exatamente como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.
Não apenas solucionar problemas de maneira racional, mas o grande "passo" dentro dos estudos da inteligência artificial é o desenvolvimento de sistemas que consigam aprender e se autodesenvolver. Em outras palavras, significa criar novas deduções a partir da junção de várias informações fragmentadas, assim como acontece dentro do sistema neurológico dos seres humanos.
Indo além do ponto de vista cognitivo, outra grande ambição das pesquisas envolvendo tecnologias de inteligência artificial é a possibilidade de fazer com que a criatividade, emoções e sentimentos humanos possam também ser reproduzidos pelas máquinas.
A ideia de inteligência artificial pode parecer enredo de história de ficção científica. Mas graças aos avanços das pesquisas na área, significativos resultados já começam a aparecer e a fazer parte do cotidiano das pessoas.
Como funciona a inteligência artificial?
A união de várias tecnologias é necessária para o desenvolvimento da inteligência artificial, com destaque para três fatores importantes:
máquinas com grande potência de processamento;
modelos de dados otimizados (capazes de analisar e processar informações de modo inteligente);
constante quantidade de informações para alimentar os modelos.
Também existem algumas leis que os desenvolvedores dos softwares de inteligência artificial devem seguir para evitar que a tecnologia execute ações inesperadas.
Esses parâmetros foram criados com base nas Leis da Robótica ou "Leis de Asimov" (em homenagem à Isaac Asimov, um dos escritores de ficção-científica mais importantes da história). Entre alguns dos princípios, destaque para:
Restrição de conhecimento: impõe um limite ao que a inteligência artificial pode aprender e executar.
Proibido se auto replicar: impede que a IA se reproduza, ou seja, que gere cópias de seu software de modo independente.
Proibição de interação: impede que a inteligência artificial mantenha contato com pessoas não autorizadas para se comunicar com elas.
Ordem: a inteligência artificial deve obedecer todas as ordens que o seu programador inserir no sistema, mesmo que isso inclua a autodestruição do dispositivo.
Essas "barreiras" são úteis para limitar a área de atuação e participação da inteligência artificial, evitando que ela seja capaz de executar ações que foram aprendidas, mas que não se enquadrem com o seu propósito.
Explicação acima.