pesquisar o significado cientifico de cada palavra (de preferencia em resumo)(esse resumo e bem resumido e tipo assim ex eucarionte=e um ser unicelular ou pluricelular que possui carioteca)
polinização
oosfera
briófita
citologia
organela
fotossíntese
metabolismo
autotrófico
heterotrófico
assexuada
gameta
fecundação
zigoto
cromossomo
fóssil
taxonomia
decomposição
vacina
anemofilia
fanerógamas
(e ciências mas coloquei biologia porque n achei ciências)
Soluções para a tarefa
Resposta:
POLINIZAÇÃO :
transporte de pólen da antera para o estigma, nas flores das angiospermas, e do microsporângio para a micrópila, nos estróbilos das gimnospermas [Pode-se dar naturalmente através do vento, da água ou dos animais, esp. dos insetos
OSFERA :sólido limitado por uma superfície esférica fechada e que tem todos os seus pontos à mesma distância de um ponto em seu interior.
corpo sólido completamente redondo em toda a sua extensão; bola, globo
BRIÓFiTA :divisão do reino vegetal que reúne plantas terrestres ou epífitas, raramente aquáticas, caracterizadas pela presença de clorofila, ausência de vasos, alternância de gerações e reprodução por esporos e células sexuais
CITOLOGIA :Citologia, atualmente designada Biologia Celular, é a ciência que estuda a estrutura, a composição e a fisiologia das células, através das membranas celulares, do citoesqueleto, das organelas citoplasmáticas e dos componentes nucleares.
ORGANELA :partícula limitada por membrana (mitocôndria, complexo de Golgi, lisossomo etc.), presente em praticamente todas as células eucarióticas.
FOTOSSÍNTESE :síntese de moléculas orgânicas a partir do dióxido de carbono atmosférico e da água, utilizando a luz como fonte de energia [É um processo característico das plantas e de diversas espécies de protistas e bactérias
METABOLISMO :conjunto de transformações, num organismo vivo, pelas quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de desassimilação (catabolismo) que liberam energia
AUTROTOFICO :
que é capaz de produzir seu próprio alimento, a partir de compostos inorgânicos e com utilização de uma fonte de energia (diz-se de organismo)
HETERÓFICOS :que é incapaz de produzir o próprio alimento e se nutre de outros seres vivos (diz-se de organismo); alotrófico.
ASSEXUADA :
Que não possui ou parece não possuir vida sexual.
Que não apresenta os órgãos sexuais; insexuado.
GAMETA :célula reprodutiva madura, ger. haploide; célula germinativa, genoblasto.
FECUNDAÇÃO :Fecundação é a união entre os gametas masculino (espermatozóide) e feminino (ovo ou óvulo), que resulta na formação da célula-ovo ou zigoto - a primeira célula de um novo ser.
ZIGOTO :célula resultante da união do gameta masculino ao feminino, em estágio anterior ao da divisão celular
CROMOSSOMOS :são estruturas compostas de DNA que, por sua vez, carregam os genes de um ser vivo, responsáveis por definir as características físicas particulares de cada indivíduo. Os cromossomos estão localizados no núcleo das células que compõem o ser vivo.
FÓSSIL :terra; que ou o que nela se encontra enterrado (diz-se de metais, minerais, rochas etc.).
2.
PALEONTOLOGIA
diz-se de ou aglomeração de despojos, restos, formas, figuras de corpos organizados, que se encontram enterrados em diversas profundidades ou embebidos em variadas matérias, e que indica as suas formas primitivas.
TAXONOMIA :ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos, individualmente ou em grupo, quer englobando todos os grupos (biotaxonomia), quer se especializando em algum deles, como ocorre no caso da fitotaxonomia e da zootaxonomia
DECOMPOSIÇÃO :separação dos elementos formadores ou constituintes de algo (p.ex., de uma substância).
"d. química"
apodrecimento, putrescência, putrefação.
VACINA :suspensão de microrganismos patogênicos, mortos ou atenuados, introduzida num organismo a fim de provocar a formação de anticorpos contra determinado agente infectante.
ANEMOFILHA : polinização por ação vetora do vento; anemogami.
FANERÓGAMAS :um dos dois grupos nos quais Lineu dividiu o reino vegetal, constituído pelas angiospermas e gimnospermas [Como grupo sistemático, é ultrapassado; no entanto, permanece o uso do termo para designar qualquer vegetal que se reproduz através de sementes, em vez de esporos ou gametas.].