PESQUISAR E RESPONDER:
1 - DEFINA O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL A PARTIR DO SÉCULO XIV NA EUROPA ?
2 - FALE DO HUMANISMO ?
3 - FALE DO MOVIMENTO RENASCENTISTA ?
4 - QUAL A RELAÇÃO ENTRE O RENASCIMENTO E A ANTIGUIDADE CLÁSSICA ?
5 - QUEM FORAM E QUE PAPEL TIVERAM OS MECENAS DO RENASCIMENTO ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O Renascimento Cultural foi um movimento laico (não eclesial), racional e científico ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, que influenciou profundamente o mundo ocidental desde então.
2- O humanismo é uma união filosófica que que princípios cristãos e humanistas. O humanismo renascentista propõe o antropocentrismo, que a ideia de ''um homem ser o centro do pensamento filosófico'', ao contrário do teocentrismo, a ideia de ''Deus no centro do pensamento filosófico''.
3- o renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da idade média para a moderna.
4- É direta e imensa a relação entre renascimento e antiguidade clássica, visto que os renascentistas buscaram o renascer das artes greco-romanas, sua arquitetura, por exemplo, além de rememorar e rebuscar as grandes obras da filosofia grega. ... As construções renascentistas relembram e muito a arquitetura greco-romana.
5- Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio.
Boa noite!
Espero que você esteja bem!♡
1- O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. ... Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.
2- Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.
3- O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.
4- O Renascimento, de certa maneira, é uma volta à Antiguidade Clássica.
O Renascimento, de certa maneira, é uma volta à Antiguidade Clássica.Os homens do Renascimento foram buscar nas civilizações clássicas (Grega e Romana) a inspiração para sua pintura, arquitetura, literatura. Além de rememorar e rebuscar as grandes obras da filosofia grega.
5- Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. Um dos melhores exemplos de mecenas é a família Médici.