História, perguntado por KarenSofiaP, 1 ano atrás

Perguntas relativas ao filme "Vingadores-Era de Ultron"
2.Na trama,Ultron adquire junto ao traficante de armas Ulysses Klaw (o vilão Garra Sônica) uma considerável quantidade de "vibranium"(metal raro do Universo Marvel) que foi retirado de Wakanda(país fictício da África)

a) Essa situação demosntrada no filme pode ser considerada uma clara referência a dominação imperialista sobre o Continente Africano?
b)Qual o posicionamento dos europeus diante dos recursos da África a partir do século XIX?Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por layzaamarques
4

a) Sim, pois o imperialismo europeu buscava, entre outras coisas, matéria-prima nos continentes dominados, assim como retratado no filme

b) Eles começaram a investir no chamado "neocolonialismo", ou seja, na busca de matérias, mercado e escoamento populacional. Com isso, houve uma exploração e retirada de vários recursos dos territórios africanos, em que os mesmos eram mandados aos países europeus para financiar o crescimento do continente.

Respondido por consultorgeral
1

Resposta:

a) Sim, considero esta possibilidade por razões óbvias, até mesmo culturais, senão vejamos: (1)os países colonizadores, encontravam nas colônias a fonte abundante de recursos naturais e mão-de-obra escrava, desta forma era rentável manter algumas colônias durante este processo exploratório; (2)na visão européia, os novos continentes descobertos eram apenas "oportunidades", logo seriam regiões a serem exploradas e saqueadas; (3)a cultura ocidental sempre se considerou "acima" das outras culturas, logo sempre consideraram os povos latinos, indígenas, africanos como sub-raça (infelizmente). Portanto, a situação demonstrada no filme ilustra perfeitamente os fatos históricos que caracterizaram o imperialismo ocidental.


b) o posicionamento dos europeus, refletia na convicção de que eles eram os legítimos proprietários daqueles recursos, face ao "atraso" cultural e intelectual dos nativos, de forma inclusive a atribuir a Cruz e a Espada os argumentos de sua convicção. Os recursos naturais do continente africano deveriam ser explorados e usufruídos por nações civilizadas que possuíam inclusive conhecimento "avançado" no aproveitamento e utilização destes recursos. Digamos que o continente africano foi infelizmente "um repositório gratuito e permanente de recursos".

Perguntas interessantes