PERGUNTA 4
Os habitantes que viviam no Brasil com a chegada dos portugueses foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão etnocentrista do mundo, calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. Ao acreditar nos viajantes e nos missionários, a partir de meados do século XVI, houve um decréscimo da população indígena, que se agravou nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a. A captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b. As epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
c. As guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
d. O canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
b. As epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
Pode-se afirmar que, quando os portugueses chegaram no Brasil, veio com eles também, muitas doenças, gripes, vírus, bactérias, porque, suas navegações levavam muitos dias, nesse período, a proliferação de doenças pela falta de higiene, ou uma alimentação adequada, era muito maior em um único navio assim, muitos morriam na viagem. Aqueles que sobreviviam, chegavam em péssimas condições.
Os índios, até então, nunca tinham entrado em contato com aquelas doenças exteriores, acabavam adoecendo e morrendo.O segundo fator era a escravidão, onde a exploração era também muito intensa, muitos índios foram escravizados, já que era mais econômico, pegar moradores de "graça", do que comprar escravos de fora do país,
Espero ter ajudado!