Tentou contra a existência,
num humilde barracão,
Joana de tal, por causa de um tal João.
Depois de medicada,
retirou-se pro seu lar.
Ai a notícia carece de exatidão.
O lar não mais existe,
Ninguém volta ao que acabou.
Joana é mais uma mulata triste que errou.
errou na dose,
errou no amor,
Joana errou de João.
Ninguém notou,
Ninguém morou na dor que era o seu mal.
A dor da gente não sai no jornal.
1.O título do texto, a princípio, pode sugerir que será lida uma notícia. Na verdade, trata-se da letra de uma canção. Quais características podem ser observadas para comprovar essa afirmação ?
2. Os primeiros versos da canção anunciam um fato: ''tentou contra a existência ,/ num humilde barracão,/''. Como os jornais divulgariam o que aconteceu?
3.O que expressa o uso na dor das expressões''Joana de tal'' e ''um tal João'' Como essas pessoas seriam identificadas em uma notícia?
4.Nas notícias , utiliza-se uma linguagem mais objetiva para que não haja dificuldade de leitura e não dê margem a múltiplas interpretações. Quando os compositores utilizam ''lar'' , eles acabam por se afastar da conhecida ''objetividade jornalística''. Quais outras palavras, de valor semântico semelhante, poderiam ser utilizadas em jornais?
Soluções para a tarefa
Vamos lá!
No título do texto notamos a partir do liticismo e da construção rimática do conteúdo as características que fundamentam o decorrer dos versos.
Além disso, os jornais precisariam utilizar uma informação que não auxiliasse indivíduos que tem tendências suicidas a se matarem, utilizando um título que só apresente a fatalidade.
Por fim, as identificações são vistas ao longo do texto pelo lamento dos indivíduos, o que se relaciona a objetividade jornalística como em: "A dor da gente não sai no jornal" mas nesse caso ela é real e acontece.
Valeu!
✅ 1.O título do texto, a princípio, pode sugerir que será lida uma notícia. Na verdade, trata-se da letra de uma canção.
Podem ser observado que temos no título do texto e na construção do poema , RIMAS que é uma das características de um poema ou canção -->os versos é o que comprova essa afirmação .
✅2. Os primeiros versos da canção anunciam um fato:
''tentou contra a existência ,/ num humilde barracão,/''.
Como os jornais divulgariam o que aconteceu?
Os jornais anunciariam assim :
Encontrada em seu barraco , JOANA , com seus pulsos cortados , suicidou-se .!!!!
✅3.O que expressa o uso na dor das expressões''Joana de tal'' e ''um tal João''
Como essas pessoas seriam identificadas em uma notícia?
Seriam identificadas pelo seu nome completo
Joana da SIlVA ou João da Silva , mas se fossem menores de idade usariam só as iniciais J. da S .
4.Nas notícias , utiliza-se uma linguagem mais objetiva para que não haja dificuldade de leitura e não dê margem a múltiplas interpretações. Quando os compositores utilizam ''lar'' , eles acabam por se afastar da conhecida ''objetividade jornalística''.
Quais outras palavras, de valor semântico semelhante, poderiam ser utilizadas em jornais?
"Ninguém morou na dor que era o seu mal."
"a notícia carece de exatidão."
"A dor da gente não sai no jornal"