PERGUNTA 1
Conforme texto base, leia atentamente a assertiva a seguir: A cada mudança de um modo de produção, alteram-se as formas de vida, de trabalho, de produção, ou seja, mudam a sociedade e suas relações. Os pesquisadores sobre o tema definem alguns tipos de modos de produção que existiram ou existem e que trouxeram características específicas às formas de vida em sociedade. Destacamos, a seguir, o modo de produção denominado “primitivo”.
Considerando a linha de raciocínio do enunciado, leia com atenção as afirmativas que seguem sobre o modo de produção primitivo e assinale V para Verdadeira ou F para Falsa:
( ) Modo de produção baseado na servidão. O servo trabalha para o senhor feudal em troca de um lugar para morar. O poder político era descentralizado em “feudos”, foi muito comum, durante o período da Idade Média, na Europa Ocidental.
( ) Modo de produção que tem relação com uma forma de produzir e de uma sociedade que abrange todo o período inicial da história humana no qual o homem tinha maior relação com a natureza.
( ) Modo de produção com divisão social de trabalho – mas em geral homens e mulheres trabalhavam em conjunto e os frutos do trabalho e a propriedade eram de todos e, portanto, não havia uma organização social mais complexa como Estado.
( ) Modo de produção de sociedades que vivem isoladas e com maior contato com a natureza, caso de algumas sociedades indígenas que ainda foram pouco alteradas pelo modo de produção atual.
Assinale a alternativa que reporta a sequência correta, de acordo com as afirmativas apresentadas:
a.
F, F, V, V.
b.
F, V, V, V.
c.
V, V, F, F.
d.
V, F, F, V.
e.
V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
F,V,V,V
Explicação:
Modo de produção primitivo:
Modo de produção primitivo. O modo de produção primitivo designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana. A comunidade primitiva existiu durante centenas de milhares de anos, enquanto o período compreendido pelo escravismo, pelo feudalismo e pelo capitalismo mal ultrapassa cinco milênios.
Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a ideia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários.
As relações de produção eram relações de amizade e ajuda entre todos; elas eram baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção, a terra em primeiro lugar.
Também não existia o estado. Este só passou a existir quando alguns homens começaram a dominar outros. O estado surgiu como instrumento de organização social e de dominação.