PERGUNTA 1
Conforme ensina Trentim (2014), “o gerenciamento das Comunicações envolve capturar os dados necessários, analisá-los e os transformar em informações úteis e disponibilizar essas informações de modo adequado e tempestivo para a tomada de decisão por parte dos stakeholders”.
Para essa construção, todos os processos que compõem esse gerenciamento devem estar nítidos para o correto monitoramento do projeto. Comunicar adequadamente traz reflexos muito favoráveis, e compartilhar premissas e restrições de projeto acelera o desencadeamento de otimizações e/ou de resoluções advindas desse compartilhamento planejado.
TRENTIM, M. H. Gerenciamento de projetos: Guia para as certificações CAPM e PMP . São Paulo: Atlas, 2014, p. 225.
Com base nessas inferências, podemos considerar os seguintes processos proprietários do gerenciamento das comunicações.
I. Planejar o gerenciamento das comunicações
II. Gerenciar as comunicações
III. Conduzir as comunicações
IV. Monitorar as comunicações
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, II e IV.
I, apenas.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a I, II e IV.
Sabemos que a Comunicação é fundamental para qualquer processo fora e dentro das organizações, sobretudo na área de projetos, a qual se exige uma comunicabilidade clara, objetiva e racional, e sem ruídos.
Para que haja o Gerenciamento efetivo das Comunicações, são elencadas três etapas, conforme descritas a seguir:
I. Planejar o gerenciamento das comunicações: onde se avalia a necessidade e a importância das informações e como será abordada a sua comunicação;
II. Gerenciar as comunicações: disponibilização das informações, conforme a necessidade das partes interessadas;
III. Monitorar as comunicações: controle das informações, de acordo com a averiguação do atendimento da necessidade das partes interessadas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
I, II e IV
Explicação:
Os processos que compõem o gerenciamento das comunicações referem-se ao planejamento, ao gerenciamento e à monitoria, os quais estabelecem diálogos essenciais com os stakeholders e assim oportunizam um gerenciamento mais fluido.