Pensando a respeito do que você aprendeu de Bahaviorismo e Abordagem Análise do Comportamento (aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, pressupostos básicos, outros). Explique a diferença entre Comportamento de Esquiva e Estímulo Aversivo. Mas, principalmente refletindo a respeito do Behaviorismo sobre os aspectos principais da Psicologia, e do olhar para questões sociais. Explique a diferença entre Comportamento de Esquiva e Estímulo Aversivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os estímulos aversivos são chamados assim quando sua retirada do ambiente for reforçadora. Essa retirada de estimulo aversivo é chamada de reforço negativo, e é mantida quando elicia comportamentos de fuga ou esquiva e esses são bem sucedidos evitando estresse e/ou ansiedade. O Comportamento de Esquiva é um comportamento que evita ou atrasa o contato com um estimulo aversivo. Fuga é definida pela remoção do estimulo aversivo; e na esquiva a condição aversiva não entra em contato com o organismo do sujeito (SKINNER, 1953/2003).
Explicação:
Estímulo aversivo é aquele ocorre quando um fator no ambiente, um gatilho, uma memória ou qualquer outra coisa, induz a evasão, não é algo natural do indivíduo, já o comportamento de esquiva é um transtorno de personalidade evitativo, não precisa de gatilhos, o individuo evita antes do gatilho, antecipando um sofrimento.
O transtorno de personalidade de esquiva:
Esse é um transtorno muito problemático pois se liga principalmente a socialização, o indivíduo quer socializar, mas ele evita, ele foge em antecipação a um possível sofrimento que não se concretizou.
Se confunde muito com a fobia social, mas muitas vezes os dois problemas estão presentes no indivíduo, são mais comuns em homens.
Venha estudar mais sobre os transtornos de personalidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/40289063