Partindo de nossos estudos sobre a Educação Infantil, podemos afirmar que, historicamente,
I. O termo “pré-escolar”, atribuído à Educação Infantil no Brasil na década de 1980, representava a compreensão que essa etapa da educação era preparatória e independente da escolarização formal, que seria iniciada no ensino Fundamental.
II. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 5 anos foi assumido como um dever do Estado.
III. Inicialmente, a “pré-escola”, era concebida apenas como um espaço de assistência e amparo à maternidade e à infância.
IV. Com Lei de Diretrizes e Bases, em 1996, a Educação Infantil se tornou parte integrante da Educação Básica, embora não esteja situação no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Estão corretas, APENAS, as afirmativas:
Soluções para a tarefa
Apenas I, II e III.
A educação infantil tem grande importância assim como o ensino fundamental e médio, pois é nessa fase que ele é introduzido na rotina escolar, no processo de aprendizagem e socialização.
A estrutura de avaliação da LDB na educação básica parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado.
Além disso, a inclusão é um fato dentro do espaço escolar, pois apesar das normas de cada instituição, os alunos precisam vivenciar o processo de socialização, sendo a instituição escolar um local chave para esse entendimento durante a formação.
Resposta:
I, II e III
Explicação:
É a partir da LDB que a educação infantil passa a integrar a educação básica estando no mesmo patamar de que o ensino fundamental e o ensino médio.