Biologia, perguntado por sanyelle72, 10 meses atrás

Participação dos EUA e relação com os governos ditatoriais na Bolívia. Pfv me ajudem!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por gloriaantunes
11
descaradas, parece que, com o caso da Bolívia, lançaram mão de antigos

gloriaantunes: O General do Exército, Williams Kaliman Romero, participou de cursos na Escola das Américas*, conhecida formadora de militares alinhados aos EUA, foi o que ultimou o presidente Evo Morales a renunciar. A ideia era criar um clima de confrontos violentos, envolvendo a polícia, para justificar uma espécie de revolta composta por ex-oficiais militares.
gloriaantunes: Uma tal "Coordenação Nacional do Exército", com o apoio da "União de Militares Aposentados de Santa Cruz", seria a responsável por organizar as ações dos ‘revoltosos’. Mas a forma como se planejou e coordenou o golpe é menos importante nesse momento do que compreender que esse golpe na Bolívia, retomando a estratégias antigas no Continente, não se distingue de todos os demais ocorridos na América Latina, nem dos mais recentes como os ocorridos em Honduras, Paraguai e Brasil.
gloriaantunes: Desde o século XIX, golpes militares tornaram-se comuns nas antigas colônias europeias na América do Sul e na América Central, assim como é o momento em que a presença norte-americana se firma no continente, seja explorando o ramo de agricultura , extrativismo e petróleo. Os Estados Unidos apoiaram todos os governos militares e todos os governos totalitários de direita no continente latino-americano.
gloriaantunes: Lembrando que essa região serviu e serve ainda como campo de concentração – para Guantanamo os americanos levaram descendentes de japoneses durante a segunda guerra mundial e, após sua ‘guerra contra o terror’, passou a usar o local para prender, torturar e sumir com qualquer cidadão do mundo.
gloriaantunes: O caso da Nicarágua é exemplar para compreender o papel dos Estados Unidos na América Central. Se a Nicarágua tem longo histórico de governos ditatoriais, como o de José Santos Zelaya, que governou o país entre 1893 e 1909, logo os Estados Unidos sob argumento de preocupação com a insolvência financeira do país, interveio militarmente e apoiou a ‘revolução’ que o derrubou Zelaya, em 1907.
gloriaantunes: Em 11 de julho de 1954, temos a primeira intervenção direta, e conhecida, dos Estados Unidos no continente derruba Jacobo Arbenz, presidente da Guatemala.

Em 1957, golpe militar na Colômbia derruba o governo e coloca no poder o general Gustavo Rojas Pinilla, derrubado em 1957, quando militares apoiam greves e revoltas estudantis, dando poder à Junta Militar Colombiana e ao presidente Gabriel París Gordillo. Imediatamente irrompem revoltas estudantis em Caracas,
gloriaantunes: que foi a deixa para que os militares removessem o presidente Jimenez e designassem um militar para governar o país, o comandante da Marinha venezuelana, Wolfgang Larrazábal. É fundamental compreender a presença norte-americana no continente, seus interesses econômicos, os meios utilizados para interferir na política e manter os EUA como governo de fato dos países latino-americanos.
gloriaantunes: " É urgente resgatar e ter claro como atuam a diplomacia, os agentes da CIA e do Departamento de Estado, e nunca tirar do horizonte o modo como os militares foram sendo cooptados e posteriormente completamente formados dentro da ideologia da ‘Segurança Nacional", assim como parte das polícias .
gloriaantunes: Se os EUA haviam deixado de apoiar, de forma aberta, os golpes militares, para atuar de outras maneiras, menos violentamente descaradas, parece que, com o caso da Bolívia, lançaram mão de antigos meios e nem cuidaram em ser discretos.
sanyelle72: Oi, muito obrigada!
Respondido por filippemartins
10

O Governo norte-americano é conhecido por exercer sua influencia sobre o continente americano, e isso ocorre durante anos nos países latino-americanos, a ideia principal era enfraquecer e desestabilizar os movimentos de esquerda por meio da instauração de ditaduras militares. portanto, foi essa tipo de influencia e pressões econômicas que levaram os EUA a sua tentativa de  influencia na Bolívia.

No caso da Bolívia , sua ditaduras não se constituíram em uma única ditadura militar,mas diversas, com varis ideologias diferentes.

Leia mais sobre ditaduras em: https://brainly.com.br/tarefa/45329160

Anexos:
Perguntas interessantes