ENEM, perguntado por BeatrizDockyes9419, 11 meses atrás

Parmênides e Heráclito estabeleceram umcampo de batalha que alimentou séculos de guerrafilosófica. Muito do mais vigoroso filosofar de Platãofoi dedicado à tarefa de reconciliar, ou desarmar,esses dois campeões. Um de seus personagens nosdiz que o verdadeiro filósofo deve recusar-se a aceitarseja a doutrina de que toda a realidade é imutável, sejaa doutrina de que a realidade está mudando em todaparte. Como uma criança que quer não apenas o bolomas comê-lo [o verdadeiro filósofo] teria de afirmar que oSer, a soma de tudo, é os dois ao mesmo tempo - tudo oque é imutável e tudo que está em mudançaTendo como referência esse texto, analise as asserçõesa seguir.Ao estabelecerem esse campo de batalha, afirmando ounegando o imobilismo universal, Parmênides e Heráclitoinauguraram questões fundamentais do pensamentocosmo-ontológicoPORQUE,na sua perspectiva, respectivamente, ou aceita-se arealidade fenomênica como um dado verdadeiro oudeve-se abrir mão da razão e dissociá-la dos sentidos edas crenças.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeiraC A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda, uma proposição falsaD A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda, uma proposição verdadeiraE Tanto a primeira quanto a segunda asserções sãoproposições falsas

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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A primeira afirmativa é verdadeira, sendo Parmênides defensor da tese de que a realidade só pode ser adequadamente compreendida a partir de um princípio de imobilismo e Heráclito defensor da tese de que a natureza é, ela mesma, mudança, de modo que nenhuma filosofia pode ser verdadeira se não conceber este princípio.

A segunda afirmativa é falsa, já que esta problemática não estava necessariamente posta no debate entre Heráclito e Parmênides, sendo antes conclusões que daí se poderiam tirar, mas que são alheias ao debate.

É correta a alternativa C.

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