A crítica comunitarista do liberalismo pode conduzir-nos à redescoberta de um modo de pensar que foi primeiramentedesenvolvido há muito séculos, mas cujas potencialidades ainda não foram exploradas, porque, com Hobbes, refletirsobre o político foi assumir uma orientação dita científica, implicando a rejeição dos seus aspectos normativos e apredominância de uma concepção instrumental.Considerando o fragmento de texto acima, avalie as afirmações que se seguem com relação ao debate contemporâneo,no domínio da filosofia política, em torno do liberalismo e comunitarismo.I. Liberais e comunitaristas buscam respostas ao problema do julgamento político e dos princípios que regem aspráticas e as instituições políticas.II. No âmbito da filosofia política, o debate contemporâneo sobre indivíduo e comunidade tem-se constituído porideias divergentes diante dos posicionamentos dos filósofos liberais e comunitaristas.III. A tradição liberal tem obtido força na sociedade contemporânea porque se tem mostrado homogênea.Os liberais, na linha de Kant, defendem que a política está desprovida de significação moral e que o Estadonão é mais do que um instrumento destinado a assegurar a coexistência pacífica dos indivíduos em umadeterminada sociedade contratualista.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C III.D I e II.E I e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
I é verdadeira, já que se tratam aqui de duas propostas sistemáticas para compreender a realidade.
II é verdadeira, sendo até hoje muito influente um debate que remonta ainda ao final do Século XVIII e que ganhou muita força no Século XIX, no conflito entre direitos particulares e interesses coletivos.
III é falsa, já que há muita divergência entre linhas liberais, tanto no que diz respeito a postura econômica quanto nas posições políticas e culturais.
É correta a alternativa D.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás