Para Vygotsky, as teorias mais importantes referentes à relação entre desenvolvimento e aprendizagem na criança, podem agrupar-se esquematicamente em três categorias fundamentais. A primeira pressupõe a independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem (enfocada principalmente por Piaget); a segunda categoria afirma que aprendizagem é desenvolvimento (proposta, entre outros, por William James); e a terceira é uma teoria dualista, segundo o autor, pois pressupõe que o processo de desenvolvimento é independente do de aprendizagem e ao mesmo tempo afirma que, em determinadas formas de comportamento, os dois processos são coincidentes. O autor oferece outra perspectiva para a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Compartilha daquilo que denomina de fato incontroverso presente nas outras teorias acima, afirmando que existe uma relação entre determinado nível de desenvolvimento e a capacidade potencial de aprendizagem. Considera tanto aquilo que uma criança é capaz de realizar sozinha quanto o que é capaz de fazer com a ajuda de outras pessoas como elementos importantes para a compreensão de seu desenvolvimento e para o planejamento de situações novas de ensino.LARA, A. F. L.; TANAMACHI, E. R.; LOPES JUNIOR, J. Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 473-482, set./dez. 2006. Ao afirmar que considera tanto aquilo que uma criança é capaz de realizar sozinha quanto o que é capaz de fazer com a ajuda de outras pessoas como elementos importantes para a compreensão de seu desenvolvimento e para o planejamento de situações novas de ensino, estamos nos referindo a/ao A) Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky. B) Processo de desenvolvimento cognitivo de Piaget. C) processo de desenvolvimento dualista, em que aprendizagem e desenvolvimento caminham separadamente. D) separação entre desenvolvimento e aprendizagem. E) independência da aprendizagem ao processo de desenvolvimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação: Considera tanto aquilo que uma criança é capaz de realizar sozinha quanto o que é capaz de fazer com a ajuda de outras pessoas como elementos importantes para a
compreensão de seu desenvolvimento e para o planejamento de situações novas de ensino.
Assim, o autor propõe, a partir do conceito de
Zona de Desenvolvimento Próximo, uma nova maneira
de conceber o desenvolvimento e a aprendizagem, além
de estabelecer relações diferentes daquelas possíveis
para as teorias anteriormente citadas
Segundo Vygotsky, a criança aprender segundo suas perspectivas históricas e, após, introduz esses fatos em seu conhecimento psicológico, afirmando a teoria construtivista (A).
Com uma metodologia dinâmica e construtivista, essa teoria liga conhecimento e aluno por intermédio do mediador, que não é mais detentor de total conhecimento, mas sim, conciliador em sala de aula.
Para ela, não dá para falar em verdades universais e absolutas, mas em verdades pautadas na realidade e na visão de mundo de cada agente.
Já a teoria tecnicista é uma vertente que se prende à teoria positivista, sendo a ciência e a razão muito valorizadas. Nas escolas positivistas, há um ímpeto na produtividade, no fazer e na técnica. Os alunos são direcionados à práxis e a ação, por meio da razão humana, é a sua principal qualidade.
Link: brainly.com.br/tarefa/22970530