Nesse poema Camões fornece diversas definições para “amor”. Analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta. *
1 ponto
a) Para Camões o amor é fogo, é ferida, é contentamento, é dor. Mas sempre procurando conceituar a natureza contraditória do amor.
b) Por meio da emoção, buscou analisar um sentimento preciso, definido, como o amor. O eu-lírico sabe separar exatamente o que sentia do que pensava.
c) Para o poeta o amor é como o fogo, forte, devastador, intenso. Dessa forma, ele o classifica como de natureza concreta quando diz ser uma ferida.
d) Por serem movimentos antagônicos, o texto resulta em divergências. O poeta se contradiz ao afirmar que o amor é ganhar e depois perder.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Alternativa "D" Memória e da lembrança passadas no íntimo do enunciador. Há um saudosismo dos tempos de infância e embora a paisagem se transforme com o tempo, é possível acessá-la no “mundo” que se traz dentro da alma.
2. Alternativa "A" Para Camões o amor é fogo, é ferida, é contentamento, é dor. Mas sempre procurando conceituar a natureza contraditória do amor.
Explicação:
Para Camões, o amor é tanto fogo quanto ferida, contentamento e dor. Assim, a alternativa A é a correta.
Neste soneto (todo soneto é composto por duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos) Camões brinca com o caráter contraditório do amor:
- o fogo que arde sempre é visto
- a ferida que dói sempre se sente
- o contentamento nunca é descontente
- a dor que desatina sempre dói
O caráter contraditório do poema ocorre exatamente para ressaltar a ambiguidade do sentimento amoroso e a dificuldade em defini-lo em um só conceito, uma só definição
Exatamente por isto que o poeta termina com o último verso:
- (...) tão contrário a si é o amor?
Indica-se, assim, como há um limite tênue entre o amor e o seu contrário, o ódio.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/22936898