Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício, de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar. As motos atingem o solo simultaneamente porque a) pos suem a mesma inércia. b) estão sujeitas à mesma força resultante. c) têm a mesma quantidade de movimento inicial. d) adquirem a mesma aceleração durante a queda. e) são lançadas com a mesma velocidade horizontal.
Soluções para a tarefa
A alternativa D é a correta.
Uma vez que praticamente não há resistência do ar, ambas adquirem a mesma aceleração durante a queda, pois estão sujeitas à aceleração da gravidade, que é constante e de valor aproximado de 10 m/s² aqui na Terra
A velocidade de queda irá depender da aceleração da gravidade. sabemos pela equação de Torricelli que:
v² = v0² + 2.a.S
sendo:
v: velocidade final
v0: velocidade inicial
a: aceleração que o corpo irá adquirir
S: espaço percorrido.
Como elas serão lançadas do mesmo ângulo ao mesmo momento, a única coisa que irá fazer com que elas caiam mais rápido e mais lento seriam a aceleração da gravidade e a resistência do Ar.
Como a resistência do ar é desprezada e a aceleração da gravidade nas duas serão a mesma, então elas atingem o solo simultaneamente porque adquirem a mesma aceleração durante a queda.