Péssimos números Os dois maiores jornais de Manaus publicaram, no último final de semana, matérias relacionadas aos problemas da reprovação e do abandono escolar nas séries iniciais do ensino fundamental e, também, da distorção idade-série escolar no Amazonas. A taxa de abandono, que faz parte do conjunto de taxas de rendimento escolar, mede o percentual de alunos que deixaram de frequentar a escola em determinado ano. Já a taxa de distorção idade-série mede o percentual de alunos que possuem 2 anos ou mais acima da idade recomendada para a série em que o aluno está matriculado. De acordo, pois, com os dados publicados, temos que o Amazonas é o estado brasileiro com maior índice de abandono escolar na 1ª série do ensino fundamental e que 5,1% dos nossos alunos abandonam a escola nessa série. Em percentual, esse número pode parecer pequeno, mas estamos falando de alguns milhares de alunos que abandonaram a escola somente nessa série. Somos, também, o
Soluções para a tarefa
Então com relação ao texto, podemos afirmar que as notícias relacionadas a problemas de reprovação e abandono escolar nas séries iniciais de Ensino Fundamental e de distorção idade-série escolar no Amazonas, publicadas nos dois maiores jornais de Manaus.
Vamos aos dados/resoluções:
E sobre a questão "polêmica" abordada a seguir se refere ao envolvimento dos “péssimos números” relacionados à educação no Amazonas, suas causas e as possíveis soluções para superá-los. O articulista atribui grande parte dessa responsabilidade ao poder público, identificando a distância das escolas e a dificuldade de transporte dos alunos como duas causas importantes do abandono escolar nas séries iniciais.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
A implementação simples de Jogos lúdicos e danças simples, como exemplo, mudam radicalmente estes indicie, vez que o lúdico atualmente é uma vertente altamente explorada e de fácil acesso e comunicação entre disciplinas, podem visar até mesmo uma construção multidisciplinar.
Explicação: